Está inadimplente no Fies? Veja como renegociar a sua dívida
Estudantes inadimplentes ou com parcelas atrasadas do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) poderão a partir de hoje pedir a renegociação da dívida com o programa.
Os interessados precisam pedir a renegociação junto ao Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, por meio dos canais de atendimento que são disponibilizados por eles. O prazo vai até o dia 29 de julho.
O Ministério da Educação estima que mais de 500 mil pessoas estão aptas a entrar com o pedido. Ao todo, o saldo devedor é de cerca de R$ 11,2 bilhões.
A possibilidade de renegociação do saldo devedor foi autorizada pelo Comitê Gestor do Fies em outubro do ano passado. Antes, quem deixasse de pagar as parcelas do financiamento estudantil tinha apenas a opção de quitar o valor à vista.
Quem pode pedir o benefício?
Podem pedir renegociação estudantes que estejam dentro dos seguintes critérios:
- assinaram os contratos até o dia 31 de dezembro de 2017;
- estejam em fase de amortização (ou seja, já pagando paulatinamente a dívida);
- tenham uma ou mais parcelas com atraso mínimo de 90 dias.
Onde devo pedir a renegociação?
É preciso entrar em contato com o Banco do Brasil ou a Caixa Econômica Federal por meio dos canais de atendimento dos dois bancos.
CAIXA
No caso de quem pediu financiamento por meio do Fies à Caixa, o banco disponibilizou um endereço eletrônico para que o estudante se cadastre e saiba se tem ou não direito à renegociação: sifesweb.caixa.gov.br. O resultado da avaliação sai na hora.
Depois disso, é só procurar a agência da Caixa onde está o contrato do Fies, munido de documentos pessoais e comprovante de residência, do beneficiário e do fiador - caso o contrato possua um. Todos devem comparecer à agência para assinatura de termo aditivo do contrato.
BANCO DO BRASIL
Quem pediu financiamento pelo Banco do Brasil pode ir diretamente a sua agência munido de seus documentos para concluir a renegociação.
Caso o contrato seja pelo FGDUC (Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo), o estudante pode fazer a renegociação diretamente pelo aplicativo do banco no celular, sem precisar comparecer à agência.
Como é feita a renegociação?
Há duas maneiras de o beneficiado ter a dívida renegociada: novo parcelamento e reescalonamento. Na primeira, o saldo devedor total é redividido em 48 parcelas mensais. Na segunda, é possível diluir os valores em atraso nas parcelas a vencer.
Contudo, há uma condição para que os estudantes efetuem renegociação: é preciso dar uma entrada. Ela pode ser o valor correspondente a 10% do valor consolidado da dívida vencida ou o valor de R$ 1 mil, o que for maior.
Com a renegociação, o estudante e seu fiador deixam a situação de inadimplência automaticamente e os agentes financeiros darão baixa da restrição junto aos órgãos de proteção ao crédito.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.