Topo

Esse conteúdo é antigo

'Maioria dos que fazem Enem já terminou o ensino médio', diz Weintraub

O Ministro da Educação, Abraham Weintraub - Estadão Conteúdo
O Ministro da Educação, Abraham Weintraub Imagem: Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

06/05/2020 07h54

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse que a maioria das pessoas que fazem o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) já terminou o ensino médio e, portanto, não seria afetada pela suspensão das aulas presenciais por causa da pandemia do novo coronavírus.

"Cancele o Enem! As escolas estão fechadas". A maioria dos que fazem o Enem já terminou o ensino médio! Enem 2019: 5.095.405 se inscreveram; 2.993.044 (58,7%) já tinham concluído os estudos 1.465.907 (28-8%) estavam terminando o ensino médio; 616.667 (12,1%) eram treineiros", escreveu o ministro em sua conta no Twitter.

Weintraub defende a manutenção da data do Enem para novembro. Ontem, no entanto, ao participar da reunião de líderes do Senado por videoconferência, ele pediu que a situação seja reavaliada em agosto.

Ele também acusou, durante participação em uma live do youtuber Alessandro Santana, dono do Canal do Negão, "a esquerda" de agir para que o exame não aconteça.

"Esse ano de novo começaram a falar que não vai ter Enem. Porque se você tira o Enem, pega um cara de 17, 18 anos, que está em casa, não tem emprego. Ou ele está estudando para o Enem ou é oficina do diabo. A gente tem que dar perspectiva. Se não tiver, você deixa esse jovem ser facilmente cooptado pelo crime ou pelos movimentos sociais organizados", afirmou.