Topo

Esse conteúdo é antigo

MG: Alunos do 3º ano voltarão às aulas presenciais em escolas estaduais

Aulas devem continuar remotamente para responsáveis que não queiram que alunos voltem às aulas presenciais - Leonardo Soares/UOL
Aulas devem continuar remotamente para responsáveis que não queiram que alunos voltem às aulas presenciais Imagem: Leonardo Soares/UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/10/2020 17h08Atualizada em 01/10/2020 17h30

Em entrevista coletiva hoje, a secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, Julia Sant'anna, informou que a volta às aulas presenciais de alunos do terceiro ensino médio da rede estadual de ensino deve acontecer em 19 de outubro. A prioridade para esse grupo se deve à proximidade do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), de acordo com ela.

Desta forma, retomarão as atividades cidades da onda verde do Minas Consciente. Esses municípios ficam nas regiões norte, leste, centro-sul do Vale do Jequitinhonha.

Segundo Julia, é indispensável que haja um diálogo com os prefeitos para que seja respeitado o protocolo sanitário divulgado pela SES-MG (Secretaria de Saúde do estado de Minas Gerais). O modo remoto, no entanto, será mantido e a decisão de mandar os alunos para a escola deve ser dos pais e responsáveis.

Ela afirmou também que haverá um checklist assinado pelas superintendências Regionais de Ensino por cada um dos diretores da rede e validado pelos inspetores escolares do estado. O objetivo, segundo a secretária, é verificar se há disponibilidade de álcool, sabonete líquido e máscaras, "bem como a organização da escala de estudantes, considerando os parâmetros de distanciamento".

De acordo com o boletim epidemiológico atualizado pela SES, o estado registrou 298.607 casos, 27.572 em acompanhamento, 263.599 recuperados e 7.436 mortes.