Topo

Esse conteúdo é antigo

RS: Porto Alegre poderá retomar aulas na próxima segunda-feira

"Nos cercamos de conhecimento técnico junto aos profissionais da rede de saúde", disse o secretário - Getty Images
"Nos cercamos de conhecimento técnico junto aos profissionais da rede de saúde", disse o secretário Imagem: Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/10/2020 13h24

O Gabinete de Crise do Governo do Estado do Rio Grande do Sul se reuniu hoje e deu o aval para a retomada das aulas em Porto Alegre (RS) na próxima segunda-feira (5).

Segundo o órgão, caso o Mapa do Distanciamento permaneça laranja na capital gaúcha amanhã, serão 14 dias nesse estágio, o que permite que os alunos da rede pública pertencentes à educação infantil, ao terceiro ano do ensino médio, ao ensino profissionalizante e à educação de jovens e adultos (EJA) retornem às unidades educacionais.

De acordo com o governo, há um risco menor de contágio do novo coronavírus devido às medidas de distanciamento social e o sucesso dos protocolos para convivência com o vírus, o que permite a retomada de algumas atividades, inclusive das aulas:

"Para que o retorno seja adequado, nos cercamos de conhecimento técnico junto aos profissionais da rede de saúde", disse o secretário municipal de Educação, Adriano Naves de Brito.

Embora autorizadas em Porto Alegre já na próxima segunda, as aulas presenciais do ensino médio devem ser retomadas apenas no dia 13 de outubro, já que a rede é gerenciada no âmbito estadual, e o Rio Grande do Sul possui cidades que estão há menos tempo na fase laranja do Mapa em comparação com a capital.

A Prefeitura de Porto Alegre informou que, de todos os níveis autorizados, a EJA, embora permitida já na próxima segunda-feira, deve voltar apenas em 19 de outubro.