Topo

Esse conteúdo é antigo

Governo de SP anuncia novas 400 escolas de tempo integral a partir de 2021

Governo de São Paulo anuncia novas 400 escolas de tempo integral com matriz curricular diferenciada  - Divulgação
Governo de São Paulo anuncia novas 400 escolas de tempo integral com matriz curricular diferenciada Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

05/11/2020 15h37

O governador de São Paulo, João Doria e o secretário da Educação, Rossieli Soares, anunciaram hoje durante entrevista coletiva que mais 400 escolas da rede estadual passarão a fazer parte do Programa de Ensino Integral (PEI), a partir de 2021. Com as novas adesões, serão 1.064 escolas no formato em todo estado.

"São 400 novas escolas que vão começar a funcionar a partir de fevereiro de 2021 em tempo integral. Com este aumento de 300% no número de escolas, o ensino em tempo integral vai chegar a mais de 500 mil alunos. É o maior número de alunos em ensino integral em um estado no Brasil. E vamos seguir dentro do objetivo de ter mais escolas e mais alunos em tempo integral no estado de São Paulo", explica Doria.

As escolas que demonstraram interesse em aderir ao programa, precisaram obedecer aos critérios de qualidade da Secretaria de Educação, como: ter mais de 12 salas de aula e atender comunidades com maior vulnerabilidade social.

Dentre elas, está a Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, que foi alvo de um massacre em março de 2019, onde dois ex-alunos mataram oito pessoas.

Serão ofertadas 254 mil novas vagas para alunos dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Ao todo, as instituições de tempo integral terão 15% dos alunos da rede estadual, com 542 mil vagas. Em 2019, eram 135 mil alunos, correspondendo a 4% da rede.

Matriz curricular diferenciada

O novo programa de escolas em tempo integral oferece uma matriz curricular diferente, que inclui projeto de vida, orientação de estudos e práticas experimentais. Ainda há clubes juvenis de acordo com temas de interesse como dança, xadrez e debates.

Os alunos ainda podem contar com professores tutores para fortalecer sua excelência acadêmica e na orientação do projeto de vida. Eles frequentam disciplinas eletivas escolhidas de acordo com suas preferências.

A carga horária é de até nove horas e meia - na rede regular, a jornada é de cinco horas e quinze minutos.