Topo

Inep anula questão de matemática do Enem digital

O que você precisa saber sobre o Enem digital  - Getty Images
O que você precisa saber sobre o Enem digital Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo*

08/02/2021 17h19Atualizada em 08/02/2021 18h28

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pelo desenvolvimento e aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) anulou uma questão da prova de matéria da versão digital da prova de 2020. Foi identificado que a pergunta que apresenta um gráfico cartesiano com a trajetória de um robô fez parte do exame aplicado em 2009 para pessoas privadas de liberdade.

O referido questionamento se encontrava na questão 140 do Caderno 5 (Amarelo); questão 148 do Caderno 6 (Cinza); questão 157 do Caderno 7 (Azul) e questão 165 do Caderno 8 (Rosa). O Inep esclareceu que a anulação não muda o cálculo de estimativa de nota obtida pelo candidato.

"O cálculo estatístico da nota do Enem, de acordo com a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), considera a combinação da coerência do padrão de resposta com o pressuposto da cumulatividade, além das características (parâmetros de complexidade) de cada item. Por isso, a anulação de uma questão, ou mesmo a aplicação de provas com itens diferentes, não compromete o processo de estimação da nota dos participantes".

As provas do Enem digital foram aplicadas nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. O resultado final, tanto da versão impressa quanto da digital e da reaplicação, será divulgado no dia 29 de março.

Os candidatos podem usar as notas para concorrer a vagas no ensino superior, por meio de programas como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior, o ProUni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas de estudo em instituições privadas, e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

(Com Agência Brasil)*