Topo

Fies 2021: Sai resultado da 2ª edição; saiba como ver a lista

Fernando Moraes/Folhapress
Imagem: Fernando Moraes/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

03/08/2021 04h00Atualizada em 06/08/2021 15h44

O MEC (Ministério da Educação) anuncia hoje (3) o resultado da edição 2021 do segundo semestre do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), programa do governo federal para financiar cursos de graduação em instituições de ensino particulares.

Para saber se foi pré-selecionado, é necessário acessar o site fies.mec.gov.br ou o da instituição para qual se inscreveu. Em seguida, o candidato tem do dia 4 ao 6 para completar o processo.

Após a complementação dos dados pela internet, os pré-selecionados têm que procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino para análise da documentação, dentro do prazo de cinco dias úteis.

Feita a validação, o pré-selecionado tem dez dias (após o 3º dia da validação) para procurar o banco parceiro do Fies para o fechamento do contrato.

Os candidatos não selecionados integrarão uma lista de espera, podendo ser convocados a qualquer momento, entre os dias 4 e 31 deste mês.

Principais datas

  • Complementação de inscrição - 4 a 6 de agosto
  • Lista de espera - 4 a 31 de agosto
  • Primeiro período de inscrição para candidatos não matriculados e matriculados nas vagas remanescentes - de 8 a 10 de setembro
  • Segundo período de inscrição apenas para candidatos matriculados nas vagas remanescentes - de 27 a 29 de outubro

Veja as principais dúvidas sobre o programa.

Quem pode se inscrever?

Podem participar do processo seletivo pessoas que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir do ano de 2010, que tenham tido uma média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos, que não tenham tirado zero na redação e que tenham uma renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa.

Quais são os cursos disponíveis?

Os cursos disponíveis pelo Fies estão listados no sistema do programa (fies.mec.gov.br), assim como o número de vagas disponíveis.

Já tenho Prouni. Posso me inscrever?

Aqueles que têm uma bolsa parcial do Prouni (Programa Universidade para Todos) podem participar do processo do Fies e financiar a parte da mensalidade que não foi coberta pela outra bolsa.

Porém, é proibido que o bolsista parcial do Prouni use as duas bolsas em cursos ou instituições diferentes.

Já o bolsista integral do Prouni só poderá usar o Fies se tiver encerrado a bolsa.

Posso mudar o curso depois da inscrição?

O candidato pode mudar o grupo de preferência e suas opções de curso quantas vezes quiser.

Porém, isso só poderá ser feito durante o período das inscrições. Vai ser considerada como válida a última inscrição feita e confirmada.

Como funciona a nota de corte?

É a menor nota para ficar entre os selecionados em um grupo de preferência com base no número de vagas e no número de candidatos que se inscreveram no mesmo grupo. No entanto, essa nota é apenas informativa. Ela não é garantia de pré-seleção no processo seletivo.

A nota de corte só será divulgada quando forem ocupadas todas as vagas disponíveis para o grupo de preferência escolhido. Ela servirá de referência para ajudar o candidato no monitoramento de sua inscrição.

Como é feito o desempate para as vagas?

Se tiverem notas idênticas no Enem, o desempate dos candidatos será feito da seguinte forma:

  • maior nota de redação;
  • maior nota na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias;
  • maior nota na prova de matemática e suas tecnologias;
  • maior nota na prova de ciências da natureza e suas tecnologias;
  • maior nota na prova de ciências humanas e suas tecnologias.

Qual a taxa de juros do Fies?

A taxa efetiva de juros do Fies será zero.

Qual o prazo para terminar de pagar o curso?

Depende de cada aluno. O pagamento do financiamento vai respeitar a capacidade de cada estudante. Porém a estimativa é que o financiamento acabe em até 14 anos.