Topo

Esse conteúdo é antigo

Menina de 15 anos faz 'teste', passa em medicina, mas decide não cursar

Giulia Moreira, de 15 anos, comemora aprovação no vestibular - Arquivo Pessoal
Giulia Moreira, de 15 anos, comemora aprovação no vestibular Imagem: Arquivo Pessoal

Abinoan Santiago

Colaboração para o UOL, em Florianópolis

19/11/2021 20h03Atualizada em 19/11/2021 20h03

A estudante Giulia Brogliatto Moreira, de 15 anos, teve uma grata surpresa na terça-feira (16), ao ser aprovada em um vestibular para cursar medicina em sua primeira tentativa.

Mas, apesar da realização, a adolescente, que está no primeiro ano do ensino médio e tratava a prova como um "teste", decidiu em conjunto com a família que não irá se matricular no Centro Universitário Campo Real, faculdade particular de Guarapuava, a 256 km de Curitiba.

Se decidisse iniciar o curso de imediato, Giulia precisaria terminar o ensino médio por supletivos para entregar a tempo o certificado escolar. Em nota, o Centro Universitário Campo Real confirmou que todo calouro precisa apresentar o documento.

Segundo a família, acelerar a conclusão do ensino médio não está nos planos da adolescente, já que a avaliação é de que pular etapas pode afetar o desempenho da jovem nas provas da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e da UEM (Universidade Estadual de Maringá), instituições "favoritas" da quase caloura.

Além disso, a pouca idade de Giulia pesou na decisão. Ela completou 15 anos em 9 de novembro. O vestibular correu em outubro.

"Considerando que não tem maturidade de relacionamento e de vida, estamos um pouco preocupados se (a adolescente) teria condições se assumisse uma faculdade de medicina com essa idade", acrescentou ao UOL a mãe da estudante, Maybi Brogliato Moreira.

Agora, Giulia planeja continuar usando as provas como treinamento para tentar prestar o vestibular "pra valer" quando estiver no terceiro ano do ensino médio, o que já era a intenção da jovem ao fazer a prova este ano.

"Já sabíamos que teria uma aprovação cedo por ser muito dedicada, mas não aos 15 anos. A gente não esperava a aprovação porque foi apenas um teste para treinar os conhecimentos, tempo de prova, redação e conferir gabaritos. Quando vimos o número de acertos, ficamos muitos felizes e realmente deu entender que passaria", celebrou a mãe.

Menina prodígio

De acordo com Maybi, a filha quer manter o ritmo dos estudos para ser aprovada em uma universidade pública. Considerada um prodígio desde pequena na família, Giulia realizou a prova aos 14 anos e desbancou outras 496 pessoas que também tentaram a chance no mesmo vestibular para uma das 55 vagas.

"Ela tem o hábito de estudar diariamente cerca de 10 a 12 horas em função da preparação que está para medicina. A prova materializou o esforço que vem fazendo e mostrou que está no caminho certo. A Giulia está bastante feliz", comemorou a mãe.