Topo

SP: Prefeitura cancela contrato com empresa responsável por merenda escolar

Aviso em escola municipal de SP Imagem: Arquivo pessoal

Ana Paula Bimbati e Leonardo Martins

Do UOL, em São Paulo

07/12/2021 22h59Atualizada em 08/12/2021 17h36

Após atrasos no pagamento de salário e primeira parcela de 13º de merendeiras de escolas municipais, a Prefeitura de São Paulo decidiu rescindir o contrato com a Singular Gestão de Serviços, empresa que realiza serviços em cerca de 260 escolas municipais na zona sul e leste da capital.

Em nota, a gestão municipal prometeu levar o caso à Justiça. "O processo de rescisão contratual está em andamento e todas as providências jurídicas e administrativas estão sendo tomadas, respeitando os prazos definidos na legislação. A empresa será multada por não cumprir as cláusulas contratuais e está sujeita a ficar impedida de participar de novas licitações", diz um trecho do texto.

Procurada pela reportagem, a Singular Gestão de Serviços acusou a prefeitura de dever mais de três meses de faturamento. "Desde setembro a Prefeitura encontra-se em atraso com os pagamentos das faturas da empresa, o que reflete diretamente na incapacidade da empresa de honrar compromissos, e além disso, tentando transformar a empresa em vilã, onde a única responsável pelos atrasos de salários é a própria Prefeitura", afirma a empresa.

"No momento a Prefeitura de São Paulo deve à empresa mais de 3 meses de faturamento, perfazendo mais de 10 milhões de reais de faturas em aberto, inclusive não permitindo que a empresa faturasse as notas fiscais devidas", conclui a Singular. A reportagem pediu posicionamento da Prefeitura.

A falta de pagamento aos funcionários se deu em meio a um imbróglio entre prefeitura e a empresa privada. Funcionárias ouvidas pelo UOL, na condição de anonimato, disseram que a empresa terceirizada não deu previsão para o pagamento dos valores atrasados.

Fontes ouvidas pelo UOL afirmam que a prefeitura reclamou da falta de um documento da empresa terceirizada e, por isso, não repassou a verba. A Singular, por outro lado, conseguiu na Justiça uma liminar que obrigada o município a fazer o pagamento.

"A regularidade fiscal da empresa contratada não é condicionante, após a contratação e devida prestação do serviço, à liberação do pagamento", diz a decisão.

A prefeitura afirmou, na mesma nota, que "a empresa foi paga corretamente como prescrito na lei, em setembro teve seu pagamento retido por não apresentar a documentação previdenciária e outras, como consta definido na Lei 8666 e Portaria SF nº 170".

Em novembro, as merendeiras já tiveram que interromper o trabalho, pois estavam com dois meses de salários atrasados. Os pagamentos foram realizados somente após o caso se tornar público.

Paralisação e falta de recursos

Sem recursos, as cozinheiras não devem trabalhar nesta quarta-feira (8) e algumas instituições já começaram a avisar pais e alunos que as aulas presenciais serão suspensas.

A escola de educação infantil Vila Ema, na zona leste, informou os pais, nesta terça-feira (7) à tarde, via redes sociais, que não haverá atividades na unidade. "As aulas serão oferecidas online e informaremos quando a situação normalizar", descreveu o comunicado.

Pais de alunos da escola de ensino fundamental Henrique Felipe da Costa, também na zona leste, também foram alertados pelas redes sociais sobre a suspensão das aulas. Ao menos outras cinco unidades devem cancelar as atividades presenciais amanhã.

Uma merendeira de uma escola da zona leste relatou ao UOL que a unidade não recebeu frutas e verduras hoje. Servidores afirmaram que foram orientados pela supervisão das escolas a não suspenderem as aulas amanhã. Nestas unidades, na falta de profissionais para cozinhar o almoço das crianças, a direção deve oferecer merenda seca, como bolachas.

Uma manifestação organizada por merendeiras deve acontecer amanhã, no bairro de Heliópolis, na zona sul da capital, segundo a vereadora Luana Alves (PSOL), que recebeu denúncias e acompanha o caso de perto.

A prefeitura, em seu posicionamento, ressaltou que "todas as escolas estão sendo abastecidas com alimentos necessários na composição da merenda para que nada falte aos alunos", mas não comentou sobre as paralisações.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

SP: Prefeitura cancela contrato com empresa responsável por merenda escolar - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Educação