Topo

Esse conteúdo é antigo

MEC muda ranqueamento do Sisu após erro com notas duplicadas

Inscrições do Sisu começaram ontem e vão até sexta-feira (18) - Marcelo Casal Jr/Agência Brasil
Inscrições do Sisu começaram ontem e vão até sexta-feira (18) Imagem: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

16/02/2022 17h10Atualizada em 16/02/2022 17h22

O MEC (Ministério da Educação) informou hoje que mudará as notas de corte do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) após retirar classificações duplicadas.

A alteração começou por volta das 14h (horário de Brasília). Após o procedimento, os candidatos poderão verificar as novas posições. A medida deve fazer as pontuações mínimas para aprovação nos cursos caírem.

As primeiras notas de corte foram divulgadas à 0h de hoje, e usavam o modelo antigo de cálculo. No Sisu, os estudantes podem selecionar duas opções de curso. No sistema anterior, a nota de alunos que conseguiram notas para ingressar na primeira opção de curso também era levada em conta na segunda opção, ocupando temporariamente duas vagas e inflando a nota de corte artificialmente.

Esse modelo havia sido adotado em 2020. Mas a gestão do ministro Milton Ribeiro decidiu reverter a mudança e retornar ao sistema anterior no ano passado.

As inscrições do Sisu começaram ontem e vão até sexta-feira (18). Para participar, é necessário ter prestado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) mais recente, sem zerar na redação.

Além disso, a pessoa interessada precisa estar dentro da nota de corte do curso que deseja — ou seja, obter uma nota igual ou maior à nota mínima definida para aquele curso — para conseguir uma colocação.

Calendário do Sisu

  • Inscrições: 15 a 18 de fevereiro
  • Resultado da chamada regular: 22 de fevereiro
  • Prazo para lista de espera: 22 de fevereiro a 8 de março
  • Convocação lista de espera: 10 de março