Topo

Covid: SP vai vacinar crianças nas escolas a partir de sábado, diz Doria

Criança é vacinada contra covid em Campinas, no interior de São Paulo - Divugalção/Governo do Estado de São Paulo
Criança é vacinada contra covid em Campinas, no interior de São Paulo Imagem: Divugalção/Governo do Estado de São Paulo

Henrique Salles Barros e Leonardo Martins

Do UOL, em São Paulo

16/02/2022 13h23Atualizada em 16/02/2022 17h59

O governo de São Paulo anunciou hoje (16) uma nova campanha de vacinação contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos, nas escolas municipais, estaduais e privadas do estado —chamada de "Semana E", ela vai ocorrer entre os dias 19 e 25 de fevereiro.

Ainda não há detalhes, entretanto, de como ocorrerá a vacinação. De acordo com o governo, cada município deve definir como será a estratégia —ou seja, como as escolas de cada rede serão usadas na campanha.

A coordenadora do PEI (Programa Estadual de Imunizações), Regiane de Paula, disse que os pais e os responsáveis das crianças não precisam estar presentes no ato da vacinação, mas terão que assinar um "termo de concordância", autorizando a aplicação.

As escolas são um ambiente acolhedor, e sendo este ambiente acolhedor, é muito importante que a gente possa usar esse território para a vacinação. A Semana E é a que vamos usar para fazer a vacinação nas escolas, e esperamos que os municípios possam aderir.
Regiane de Paula, coordenadora do PEI (Programa Estadual de Imunizações)

O secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, afirmou que, apesar do esforço para atingir mais crianças, não há planos de tornar obrigatório o passaporte de vacinas nas escolas.

"Não temos nenhuma possibilidade de exigir passaporte para entrar nas escolas. Nós cobramos a carteira de vacinação e, se não estiver apresentado que a criança foi vacinada, informamos às autoridades, como o Conselho Tutelar", disse. "Mas não vamos instituir o passaporte das vacinas às crianças, porque elas não podem decidir se serão vacinadas ou não. Seria culpar as crianças duas vezes."

Existe ainda a preocupação com a vacinação de adolescentes —que poderão ser vacinados na campanha dentro das escolas. "Temos um público que não retornou para tomar a segunda dose, entre eles 1 milhão de adolescentes no ensino médio", destacou Regiane. "É importante que possamos fazer a busca ativa de adolescentes nestas escolas nesse momento."

60% das crianças tomaram 1ª dose, diz governo

A Secretaria Estadual da Saúde afirma que 60% das crianças paulistas foram vacinadas com a primeira dose da CoronaVac —Doria havia planejado vacinar 100% deste público em três semanas, mas não cumpriu a meta. Ao todo, pouco mais de 2,4 milhões de crianças foram vacinadas até agora.

Duas vacinas foram autorizadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para o uso no público infantil: a Pfizer e a CoronaVac. A primeira é voltada para crianças a partir dos 5 anos e imunossuprimidas; a segunda, para o público geral, a partir de 6 anos.

Em São Paulo, a imunização das crianças sem comorbidades, com a CoronaVac, começou imediatamente após a liberação da Anvisa, em 20 de janeiro. A partir de sexta (18), o estado começa a aplicação da segunda dose do imunizante neste público.