Topo

Colégio demite professor que usou tirinhas de André Dahmer em prova em GO

Tirinha foi usada em questão de prova de sociologia (veja a imagem inteira abaixo) - Reprodução
Tirinha foi usada em questão de prova de sociologia (veja a imagem inteira abaixo) Imagem: Reprodução

Ana Paula Bimbati

Do UOL, em São Paulo

30/06/2022 19h58

O Colégio Visão, de Goiânia (GO), demitiu o professor de sociologia Osvaldo Machado da Silva Neto após o educador usar na questão de uma prova duas tirinhas do cartunista André Dahmer.

A demissão ocorreu na quarta-feira (29) depois que críticas ao professor foram postadas nas redes sociais. Segundo Neto, o uso da tirinha havia sido comunicado anteriormente à direção da escola, que não se posicionou contra.

Após os comentários na internet, ele foi chamado pela diretora e demitido. "Considerei o motivo desproporcional", disse o professor ao jornal Correio Braziliense. A reportagem tentou contato com ele, mas não conseguiu localizá-lo até a publicação deste texto

Procurado pelo UOL, o colégio afirmou apenas que tem um "código de conduta que veda manifestações políticas, partidárias ou ideológicas" na escola.

"A direção do colégio mantém um canal de diálogo aberto com alunos e familiares, sempre pautando suas ações no Código de Conduta", diz a escola.

O Sinpro Goiás (Sindicato dos Professores do Estado de Goiás) emitiu uma nota de repúdio à demissão. O representante da categoria disse ser "inaceitável" qualquer interferência nos conteúdos ofertados em sala de aula.

Uma das perguntas da provas pedia que os alunos falassem "qual o elemento do Estado é retratado na tirinha". A outra questão falava para os estudantes usassem a imagem para diferenciar "Estado de Governo".

Tirinha de Dahmer - Reprodução - Reprodução
Tirinha de Dahmer, usada em prova de sociologia
Imagem: Reprodução

"É intolerável a exposição indevida do professor, pois a sua imagem, honra, liberdade de expressão e de ensinar são direitos humanos fundamentais e irrenunciáveis", afirmou o sindicato.

A sociologia é, de forma bem simplória, o estudo das relações sociais e o estudo sobre o desenvolvimento da sociedade, com apoio na antropologia, psicologia, ciências econômicas e ciências políticas. Sua principal função é permitir aos estudantes confrontar dados e informações com bases científicas e consolidadas. A sociologia não é direcionada a agradar uma parcela da população"
Sindicato dos Professores de Goiás

Cartunista reage nas redes sociais

Nas redes sociais, Dahmer escreveu que o colégio que demitiu o professor não deve saber, mas seu trabalho "aparece com frequência em concursos públicos e vestibulares".

O cartunista incluiu um link que mostrava uma de suas tirinhas em uma questão do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2011. A prova é considerada a principal porta de entrada ao ensino superior.

Contra a decisão da direção, estudantes do colégio realizaram protestos na quarta-feira. Grupos de alunos colaram papéis nas paredes da escola dizendo "vergonha de estudar aqui" e "vai censurar mais quantos?".

Em uma carta, os alunos demonstraram seu descontentamento.

"Osvaldo estava apenas cumprindo seu trabalho, ato que faz com excelência, sendo indispensável para a formação de cidadãos conscientes, atentos e participativos", escreveu o grupo.