Topo

Fies 2022: Terminam hoje inscrições para a 2ª edição; saiba como fazer

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

12/08/2022 04h00

O MEC (Ministério da Educação) termina hoje (12) o processo de inscrições para o segundo semestre do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), programa do governo federal para financiar cursos de graduação em instituições de ensino particulares.

Os interessados precisam acessar o site https://acessounico.mec.gov.br/fies. O resultado sai no dia 16 de agosto.

Para concorrer, o candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e ter obtido nota igual ou superior a 450 pontos. Outra exigência é não ter zerado a redação.

Os candidatos que forem pré-selecionados na chamada única do Fies vão precisar complementar informações da inscrição no sistema. Para isso, eles devem acessar o site do Fies, conforme prazo determinado em edital (veja principais datas abaixo).

Já o candidato participante da lista de espera que for pré-selecionado deverá acessar o mesmo site e complementar sua inscrição para contratação do financiamento no prazo de três dias úteis após a pré-seleção ser divulgada.

O edital completo está publicado no Diário Oficial.

Cronograma do Fies

  • Inscrições: de 9 a 12 de agosto
  • Resultado da chamada única e lista de espera: 16 de agosto
  • Prazo para complementação das inscrições dos pré-selecionados na chamada regular: 17 a 19 de agosto
  • Prazo para convocação dos pré-selecionados por meio da lista de espera: 22 de agosto a 22 de setembro

Veja as principais dúvidas sobre o programa.

O que é o Fies?

O Fies é um modelo de financiamento estudantil que divide o programa em diferentes modalidades. Isso, de acordo com o governo federal, possibilita juro zero para os estudantes que têm mais necessidades e varia conforme a renda familiar do candidato.

Com ele, é possível uma maior sustentabilidade financeira ao programa a fim de garantir um acesso maior ao ensino superior. O financiado vai começar a pagar as prestações de seu curso respeitando o seu limite de renda. Isso fará com que os encargos a serem pagos diminuam.

Quem pode se inscrever?

Podem participar do processo seletivo pessoas que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir do ano de 2010, que tenham tido uma média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos, que não tenham tirado zero na redação e que tenham uma renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa.

Quais as prioridades?

Os candidatos são classificados dentro do grupo de preferência para o qual eles se inscreveram, atendida a prioridade indicada dentre até três opções de curso/turno/local de oferta escolhidas, em ordem decrescente e de acordo com as notas recebidas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

As prioridades serão as seguintes:

  • candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
  • candidatos que não tenham concluído o ensino superior, mas já tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;
  • candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
  • candidatos que já tenham concluído o ensino superior e tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.

Os pré-selecionados na chamada única vão ser aqueles que foram classificados com base no número de vagas disponíveis no grupo de preferência.

Quem não pode se candidatar?

  • cuja matrícula acadêmica esteja em situação de trancamento geral de disciplinas no momento da inscrição;
  • que já tenham sido beneficiados pelo Fies;
  • que sejam responsáveis por inadimplência junto ao Programa de Crédito Educativo;
  • beneficiários de bolsa integral do Prouni (Programa Universidade para Todos);
  • beneficiários de bolsa parcial do Programa Universidade para Todos, em curso/habilitação/turno diferente daquele vinculado à bolsa Prouni;
  • cuja renda bruta total mensal familiar seja inferior ao valor da mensalidade do curso a ser financiado. Essa restrição não se aplica aos bolsistas parciais de 50% do Prouni e aos bolsistas complementares de 25%, pois esse grupo não passa por processo seletivo para obter o Fies.

Quais são os cursos disponíveis?

Os cursos disponíveis pelo Fies estão listados no sistema do programa, assim como o número de vagas disponíveis.

Já tenho Prouni. Posso me inscrever?

Aqueles que têm uma bolsa parcial do Prouni (Programa Universidade para Todos) podem participar do processo do Fies e financiar a parte da mensalidade que não foi coberta pela outra bolsa.

Porém, é proibido que o bolsista parcial do Prouni use as duas bolsas em cursos ou instituições diferentes.

Já o bolsista integral do Prouni só poderá usar o Fies se tiver encerrado a bolsa.

Posso mudar o curso depois da inscrição?

O candidato pode mudar o grupo de preferência e suas opções de curso quantas vezes quiser.

Porém, isso só poderá ser feito durante o período das inscrições. Vai ser considerada como válida a última inscrição feita e confirmada.

Como funciona a nota de corte?

É a menor nota para ficar entre os selecionados em um grupo de preferência com base no número de vagas e no número de candidatos que se inscreveram no mesmo grupo. No entanto, essa nota é apenas informativa. Ela não é garantia de pré-seleção no processo seletivo.

A nota de corte só será divulgada quando forem ocupadas todas as vagas disponíveis para o grupo de preferência escolhido. Ela servirá de referência para ajudar o candidato no monitoramento de sua inscrição.

Como é feito o desempate para as vagas?

Se tiverem notas idênticas no Enem, o desempate dos candidatos será feito da seguinte forma:

  • maior nota de redação;
  • maior nota na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias;
  • maior nota na prova de matemática e suas tecnologias;
  • maior nota na prova de ciências da natureza e suas tecnologias;
  • maior nota na prova de ciências humanas e suas tecnologias.

O que fazer depois de complementar as informações no Fies?

Após a complementação da inscrição, o candidato precisa:

  • ir até a CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) para validar suas informações em até cinco dias contados a partir do dia seguinte ao da complementação da sua inscrição na modalidade do Fies;
  • comparecer a um agente financeiro em até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil depois da data da validação da inscrição pela CPSA. Além disso, ele vai precisar levar a documentação exigida e especificada nos normativos vigentes para fins de contratação e, uma vez aprovada pelo agente financeiro, formalizar a contratação do financiamento.

Qual a taxa de juros do Fies?

A taxa efetiva de juros do Fies será zero.

Qual o prazo para terminar de pagar o curso?

Depende de cada aluno. O pagamento do financiamento vai respeitar a capacidade de cada estudante. Porém a estimativa é que o financiamento acabe em até 14 anos.