Topo

Esse conteúdo é antigo

Professora faz sucesso com álbum da Copa em que alunos viram figurinhas

A pedagoga Lucresia Soares de Morais busca soluções criativas na sua sala de aula, onde seus alunos têm entre 8 e 9 anos - Acervo Pessoal
A pedagoga Lucresia Soares de Morais busca soluções criativas na sua sala de aula, onde seus alunos têm entre 8 e 9 anos Imagem: Acervo Pessoal

Marcela Schiavon

Colaboração para o UOL, em Santo André (SP)

05/10/2022 04h00Atualizada em 05/10/2022 22h46

Taisa de Carvalho Balduino, mãe de João Balduino, 8, publicou um vídeo mostrando uma atividade escolar inusitada: um álbum de figurinhas personalizado para as crianças completarem em sala de aula. A ideia foi utilizada por Lucresia Soares de Morais, 30, pedagoga que leciona diversas disciplinas em uma escola municipal de Heitoraí (GO).

Ao UOL, Lucresia contou que prefere que o tempo que dos alunos na escola seja prazeroso e não rotineiro, então busca ideias para aplicar em sala de aula. Foi procurando inovar que encontrou o blog da professora Vilma Ribeiro. No site, Ribeiro disponibiliza um modelo do álbum de 2022 para download.

No álbum, há curiosidades sobre a Copa do Mundo, uma parte para jogadores do Brasil e outra para os craques da escola. Na última, a professora preferiu pegar uma camisa do Brasil emprestada, fotografar os 25 alunos e personalizá-las no estilo desenho animado, o que foi um diferencial em relação ao modelo pronto. No total, foram 1.125 figurinhas, já que cada álbum tem 45 delas.

O vídeo, publicado pela mãe em 30 de setembro, conta até o momento com 548 mil visualizações e mais de 63 mil curtidas.

Entre os mais de 700 comentários, muitos elogiam a postura da docente. "Muito bom! Incentiva de forma lúdica e recompensa pelas conquistas" e "Por mais professores assim", escreveram os usuários da rede social. Outras pessoas acrescentaram: "Pensando em aplicar isso ai até no ensino superior" e "Meu Deus, a Lucresia está em 2050. Amei".

Depois dos elogios, a professora também comentou na publicação. "Ah, obrigada! Todos estão fazendo as tarefas de casa! Amo essa turminha!", afirmou.

A professora acredita que as aulas precisam ser prazerosas para os alunos não faltarem - Reprodução - Reprodução
A professora acredita que as aulas precisam ser prazerosas para os alunos não faltarem
Imagem: Reprodução

Lucresia diz que corrige as atividades junto aos alunos e, em troca, eles ganham as figurinhas, que são impressas na escola. Ela acredita que o momento separado para a troca das figurinhas, que inclui tanto meninos quanto meninas, torna a aula mais dinâmica e participativa;

A professora também envolveu o tema Copa do Mundo em suas disciplinas de outras formas, como atividades em vídeos e tirinhas de histórias em quadrinho. De acordo com ela, a temática permite explorar história, geografia, artes, português, além de envolver cultura geral e até gastronomia dos países.

"O mais legal foi ele chegar em casa e ver a felicidade dele com o álbum na mão", comenta Taisa, mãe de um aluno e criadora do vídeo - Acervo Pessoal - Acervo Pessoal
"O mais legal foi ele chegar em casa e ver a felicidade dele com o álbum na mão", comenta Taisa, mãe de um aluno e criadora do vídeo
Imagem: Acervo Pessoal

Inspiração

A ideia veio originalmente de Vilma Ribeiro, 38, pedagoga de Florianópolis. "Eu já havia feito esse álbum na Copa de 2018. Encontrei a mãe de um aluno dessa época, que disse que o filho guardou o álbum com muito carinho, pois tem as figurinhas de todos os amigos da época", explica. A partir daí, a docente pensou em atualizá-lo e hoje também utiliza o modelo 2022.

Meus alunos deste ano estão adorando. O objetivo da atividade foi apenas uma forma de desenvolver a socialização, a habilidade de criar estratégias para trocar as figurinhas, visto que, por vezes, as recebem repetidas. E, no fim da atividade, levarão o álbum para casa como lembrança da turma.
Vilma Ribeiro, autora do projeto que incentiva alunos a aprenderem brincando

Melhora nos estudos

Segundo a auxiliar de serviços gerais, Taisa, o filho ficou muito feliz com a proposta. "Meu filho amou o álbum e o desenvolvimento dele em casa foi 100%".

Antes, ele tinha muita dificuldade de fazer as tarefas e hoje a mãe percebe que, com a didática da professora, o álbum serviu de incentivo e despertou o interesse em fazer as tarefas de casa.

Ela ressalta que ele não esquece de fazer a tarefa e que se empolga com as figurinhas. "Hoje mesmo ele pegou o Neymar, que tanto queria. Então, gravei o vídeo, porque acho essa professora de milhões. Por mais professores assim no mundo", complementa.