MEC: Lula deve anunciar em janeiro reajustes em bolsas da Capes e CNPq
O ministro da Educação, Camilo Santana, disse nesta quinta-feira (19) que o governo Lula (PT) deve anunciar até o final deste mês um reajuste nas bolsas da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
As bolsas são oferecidas para pesquisadores de doutorado, mestrado, entre outros, e desde 2013 não recebem reajuste.
A ideia é que até o final do mês o presidente possa anunciar o reajuste nas bolsas, tanto da Capes, quanto CNPq, e para valer a partir do anúncio."
O ministro e Lula se reuniram hoje com reitores de instituições federais do ensino superior. Durante o governo Bolsonaro, os representantes das instituições reclamaram da falta de diálogo e dos sucessivos cortes no orçamento.
Desde 2013, a bolsa de mestrado é de R$ 1.500 e a de doutorado, R$ 2.200. O MEC não informou quais serão os novos valores.
Reportagem do UOL mostrou que caiu o número de bolsistas do CNPq e da Capes no governo Bolsonaro.
A média anual de bolsistas do CNPq caiu de 88,9 mil no governo Dilma Rousseff (PT)/Michel Temer (MDB), de 2015 a 2018, para 73,3 mil na atual gestão —redução de 17,5%. Na comparação com o primeiro governo Dilma (91,4 mil), a queda é de 20%.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.