Topo

MT: Procuradoria questiona custo de evento da Educação em resort de luxo

Evento para diretores escolares foi realizado em resort de luxo na Chapada dos Guimarães (MT) - Reprodução/Redes sociais
Evento para diretores escolares foi realizado em resort de luxo na Chapada dos Guimarães (MT) Imagem: Reprodução/Redes sociais

Do UOL, em São Paulo

22/03/2023 04h00Atualizada em 22/03/2023 10h47

O Ministério Público Federal de Mato Grosso pediu informações ao governo do estado sobre um evento realizado em um resort de luxo para diretores de escola.

O que aconteceu?

  • A solicitação do MPF aconteceu após a denúncia feita pela mãe de uma estudante com deficiência. À Promotoria do estado ela reclamou da falta de atendimento especializado na escola da filha.
  • Após a queixa, o procurador abriu um procedimento para "acompanhar a atuação" do estado na promoção da educação inclusiva para pessoas com dislexia e deficiência intelectual.
  • A Procuradoria pede informações sobre os gastos e convidados do evento em um resort de luxo na Chapada dos Guimarães.
  • Os valores da diária no local vão de R$ 1.500 a R$ 4.000. O encontro começou no domingo (19) e acaba hoje. Vídeos publicados nas redes sociais mostram competição de pantufas entre os participantes.
  • O MPF vai comparar o valor gasto com o evento e o investimento público feito para inclusão de pessoas com deficiência nas escolas.

A realização do evento demonstra assimetria entre o serviço público prestado na educação com o seu custo, eis que, ao que parece, será patrocinado com recursos públicos um evento para diretores num resort de luxo."
Trecho do documento do MPF

O que diz o governo do estado

  • Segundo a Secretaria da Educação, o objetivo do encontro é "promover a formação continuada e o alinhamento entre os gestores escolares".
  • Ao UOL a secretaria afirmou que o resort escolhido foi "apropriado para acomodar mais de 650 profissionais da educação em um mesmo momento".
  • Os participantes receberam as diárias e as demais despesas como auditório, palestrantes e equipes de dinâmicas, segundo a pasta, foram pagas pelas empresas contratadas.
  • O governo informou também que as informações pedidas pelo MPF foram respondidas.

A Procuradoria afirmou à reportagem que agora vai analisar a resposta do governo.

Todos os esforços do MPF estão concentrados na prestação do serviço de forma geral, pelo Estado de Mato Grosso, visando garantir a oferta de educação de qualidade de forma universal, estruturada e que atenda alunos com demandas específicas na medida de suas necessidades."
MPF-MT