Esse conteúdo é antigo

São Camilo suspende alunos de Medicina em jogos, mas não expulsa nenhum

O Centro Universitário São Camilo decidiu não expulsar nenhum aluno do curso de Medicina, mesmo aqueles flagrados nus em jogos universitários, mas anunciou a suspensão da participação dos alunos do curso em quaisquer competições esportivas por tempo indeterminado.

O que aconteceu:

Em nota obtida pelo UOL, a universidade diz que fez uma "longa e criteriosa análise" dos vídeos que circulam na internet e envolvem alunos da instituição em "atos inapropriados".

A instituição explicou que decidiu evitar a "adoção de medidas extremas, que poderiam causar injustiças, em acordo com o que nos rege como instituição educacional".

Os estudantes serão submetidos a "medidas socioeducativas", informou a instituição, acrescentando que o episódio merece atenção já que a divulgação das imagens pode comprometer a carreira dos alunos. A universidade destaca que tem "vocação pela formação técnica e humanista" e, por isso, decidiu tomar essa atitude.

O Centro Universitário São Camilo informou que colocou o departamento de psicologia à disposição dos estudantes e que eles precisarão participar de projetos sociais voltados às populações vulneráveis, "doando parte do seu tempo livre".

A universidade disse ser essencial realizar trabalhos com os alunos dos outros cursos para que "entendam a sua importância para a sociedade e o alcance de atitudes impensadas sobre suas vidas nos campos social e profissional". No entanto, não foi informado quais trabalhos seriam realizados com os demais estudantes.

A instituição ainda disse que trotes são proibidos na instituição e declarou seguir atenta e analisando os episódios a partir do regulamento de medida disciplinar interno. "Essa é a nossa contribuição para termos um ambiente acadêmico mais saudável para todos, e mudarmos definitivamente esses comportamentos."

Seria injusto da nossa parte expulsarmos apenas alguns e deixarmos outros que poderiam ter participado dessas ações, mas não apareceram nas imagens divulgadas. Não queremos ser precipitados a partir de julgamentos feitos no calor dos acontecimentos, e que muitas vezes levam a erros irreversíveis. Também levamos em conta que esse comportamento não é exclusivo de apenas uma dezena de alunos. É uma questão estrutural, que precisa ser mudada de forma eficaz, mesmo que tais ações aconteçam em espaços externos à universidade.
São Camilo, em nota

MEC cobra explicações de São Camilo, Santa Casa e Unifesp

O MEC (Ministério da Educação) notificou mais três instituições de ensino paulistas por causa de vídeos de alunos de medicina mostrando partes íntimas durante jogos universitários — assim como as imagens de estudantes da Unisa (Universidade Santo Amaro).

Continua após a publicidade

O Centro Universitário São Camilo, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) são as instituições que foram notificadas pelo MEC. O UOL apurou que elas têm um prazo de 15 dias para responder ao ministério.

No documento ao qual a reportagem teve acesso, o governo federal cobra explicações após os estudantes dessas universidades apareceram em novas imagens "com teor similar" aos vídeos com alunos da Unisa já investigados.

Procurada, a São Camilo respondeu dizendo que irá retornar dentro do prazo estipulado. Já a Unifesp disse que atua para identificar a relação "das pessoas envolvidas com a instituição e, assim, tomar as medidas cabíveis com base nas normas internas e na legislação vigente".

O MEC quer saber sobre a apuração das universidades nesses casos e as punições previstas nos regimentos internos de cada instituição.

Em um dos vídeos, estudantes da São Camilo aparecem com as calças abaixadas mostrando as nádegas. Em outro, envolvendo alunos da Santa Casa, há um grupo na arquibancada também exibindo suas partes íntimas.

O caso da Unisa ocorreu em abril, mas apenas na última semana veio à público. A universidade afirma ter expulsado parte dos estudantes e que tenta identificar os demais envolvidos.

Deixe seu comentário

Só para assinantes