Saci: conheça a origem, história, lenda e características do personagem
Em 31 de outubro é celebrado o Dia do Saci no Brasil, data criada para celebrar e valorizar a cultura nacional e marcar um contraponto às celebrações do Halloween.
A comemoração do Dia do Saci foi instituída no calendário oficial brasileiro 2013. A data - que não é feriado - é uma oportunidade para dar visibilidade ao folclore brasileiro.
Com um gorro vermelho e uma perna, o Saci-Pererê é conhecido por pregar peças, esconder objetos, entre outras travessuras. Além disso, ele também é considerado o guardião das matas e florestas.
A história da figura folclórica revela elementos sociais importantes da cultura brasileira, com destaque em diferentes obras da literatura nacional.
Qual a origem da lenda do Saci?
A lenda do Saci-Pererê teria surgido no século 19 e a origem do mito remonta à cultura dos povos originários brasileiros. A lenda teria se iniciado com os povos índígenas guarani que habitavam o sul do país.
O Saci se espalhou para o restante do Brasil e absorveu outras características, como o hábito de fumar cachimbo, se tornou um menino negro usando um gorro vermelho - também chamado de carapuça -, além de praticar travessuras.
A forma como o Saci é retratado na atualidade é fruto principalmente do trabalho de Monteiro Lobato, que além de escrever sobre a figura folclórica, também o tornou um personagem do Sítio do Pica-pau Amarelo. O escritor foi um dos responsáveis por trazer a imagem do Saci para os grandes centros urbanos, cristalizando a representação do mito, no começo do século passado.
Outros autores escreveram sobre o Saci-Pererê, como o antropólogo Câmara Cascudo, responsável por descrever a figura em seu Dicionário do Folclore Brasileiro, de 1954.
Ziraldo e Maurício de Souza retratam o Saci em seus quadrinhos. Francisco Marins também escreveu sobre a lenda como um dos personagens de seus livros voltados para o público infantil.
Como o Saci perdeu a perna?
Não existe um consenso sobre como ele teria perdido uma das pernas.
Em uma versão do mito, o Saci teria perdido uma das pernas em uma briga de capoeira.
Em outra, a figura era um menino escravizado, que corta a própria perna após ser acorrentado e se torna uma pessoa livre.
Como Saci nasceu?
De acordo com uma das versões da lenda, um Saci nasce em um broto de bambu e permanece ali até completar sete anos.
Após esse tempo, ele vive por 77 anos. Quando morre, se torna um cogumelo venenoso.
O Saci é uma entidade religiosa?
Não. O Saci é uma figura folclórica, que tem sua origem na cultura indígena. Apesar de algumas associações a orixás do candomblé, o personagem não tem um caráter religioso.
O Saci é do mal?
Apesar de realizar muitas pegadinhas e ser descrito como um menino travesso, associar a figura do Saci à maldade depende do ponto de vista.
Enquanto algumas pessoas acreditam que o Saci não possui o objetivo de fazer o mal, fazendo suas traquinagens apenas por diversão, outros acreditam que se trata de uma figura "malvada".
Câmara Cascudo, por exemplo, o descreve como "maléfico em muitas, graciosa e zombeteira noutras oportunidades".
Saci é de qual região?
A lenda teve suas origens na região sul do país. No entanto, se tornou um mito nacional e reconhecido em todos os estados do Brasil.
O que o Saci gosta de fazer?
Entre as travessuras preferidas do Saci, estão:
- Azedar leite e outros alimentos;
- Queimar a comida que está sendo preparada;
- Dar nós em crina de cavalos;
- Desaparecer com pequenos objetos;
- Atormentar viajantes;
- Fazer um assobio muito estridente e incômodo
Deixe seu comentário