Gabarito Enem 2023 prova rosa: quando saem as respostas oficiais?

O gabarito oficial, com as respostas de todas as provas do Enem 2023, será divulgado no dia 24 de novembro, de acordo com o cronograma oficial do Inep, responsável pela prova. Já os resultados finais de cada candidato serão revelados apenas no próximo ano, no dia 16 de janeiro.

Apesar desse prazo, já é possível encontrar análises de professores e especialistas nas áreas abordadas na prova. Por exemplo, você pode conferir aqui uma redação feita por uma professora com base no tema do exame e aqui os comentários de educadores sobre os temas que caíram no primeiro dia de prova.

Vale lembrar que o Enem é aplicado em quatro versões distintas, cada uma identificada por uma cor específica: amarela, azul, branca e rosa. Embora as provas apresentem variações nas ordens das questões, o conteúdo é idêntico em todas as versões. Essa medida estratégica é adotada com o intuito de prevenir fraudes e práticas de cola durante a realização do exame.

Por isso, é importante atenção quanto à versão da prova na hora de consultar o gabarito, para evitar confusões na revisão e correção.

A nota do Enem é a principal porta de acesso às instituições públicas e privadas de ensino superior, sendo utilizada no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e no Prouni (Programa Universidade Para Todos), por exemplo.

Informações do Enem 2023

Datas: 5 e 12 de novembro

Disciplinas do primeiro dia: 45 questões de múltipla-escolha de Linguagens, incluindo inglês ou espanhol, mais 45 de Ciências Humanas e redação.

Disciplinas do segundo dia: 90 questões de múltipla-escolha de Matemática e Ciências da Natureza, também divididas em 45 para cada uma

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes