Menos opções, mais matérias tradicionais: o que mudará nas escolas de SP
As escolas da rede estadual de São Paulo terão mudanças no currículo em 2024. Saiba o que muda.
O que aconteceu
As novas regras privilegiam as matérias tradicionais: português e matemática. Haverá mais aulas dessas duas disciplinas em todos os anos do ensino médio. Aulas de física, geografia e história voltarão a fazer parte da grade da terceira série dessa etapa.
Os chamados itinerários formativos serão reduzidos. Dos 12 que são ofertados atualmente, restarão apenas 3: exatas/ciências da natureza, linguagens/ciências humanas e ensino técnico.
As disciplinas eletivas, que poderiam ser criadas pelas escolas, vão acabar. Segundo o governo, as alterações foram feitas em resposta à demanda de estudantes e professores.
Aulas de educação financeira farão parte do currículo de matemática. A disciplina será ministrada em todas as séries do ensino médio e nos dois últimos anos do fundamental.
O currículo poderá mudar a depender do novo ensino médio, proposta que o governo federal enviou ao Congresso em outubro. Se alguma das mudanças promovidas pelo governo paulista contrariar as diretrizes da lei federal a ser aprovada, o currículo precisará ser adaptado.
O que pensam as especialistas
A avaliação era que o sistema de itinerários vinha enfrentando problemas e as escolas paulistas vêm precisando de reforço em algumas disciplinas, como a matemática.
Os itinerários são muito interessantes, mas a implementação é bastante complexa. Com essa diminuição, talvez seja possível implementar com mais governança e qualidade.
Fernanda Yamamoto, coordenadora de projetos educacionais
Parece que deram um peso muito grande a português e matemática, mas essa ênfase não pode ser dada em detrimento de outros conhecimentos que são importantes para o desenvolvimento. Um bom currículo precisa ser equilibrado.
Anna Helena Altenfelder, superintendente do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária)
Como fica a grade escolar
A carga horária de língua portuguesa vai aumentar para os três anos do ensino médio. Na 3ª e na 2ª série, serão três aulas semanais da disciplina, mais duas de redação e leitura. Na 1ª série, os alunos terão quatro aulas específicas de língua portuguesa e duas de redação e leitura a partir de 2024.
Em matemática, o principal acréscimo será a educação financeira. Na 3ª e na 2ª série, serão três aulas semanais de matemática e mais duas de educação financeira. Na 1ª série, a previsão é de cinco aulas de matemática e duas de educação financeira no ano que vem.
A 3ª série também voltará a ofertar física, geografia e história, que hoje estão fora do currículo do último ano do Ensino Médio. A partir de 2024, serão duas aulas semanais de cada uma das três disciplinas.
Educação financeira para o fundamental
Estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental também terão educação financeira. Segundo o governo, a disciplina será oferecida para complementar o ensino de matemática.
Estamos estabelecendo um processo que não se limite a ensinar um estudante a aplicar o seu dinheiro, mas também a não se endividar. Temos excelentes iniciativas de escolas que, antes mesmo de inserirmos a educação financeira, já tem modificado a relação de suas comunidades com o tema
Secretário da Educação, Renato Feder, em comunicado do governo
Deixe seu comentário