Resultado do Sisu 2024 será divulgado na tarde de hoje, diz ministro
O resultado do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2024 será divulgado no início da tarde de hoje, de acordo com o ministro Camilo Santana. A divulgação foi adiada após "problemas técnicos".
O que aconteceu
O horário exato da divulgação não foi informado. Os candidatos poderão conferir se foram aprovados no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
"Houve um problema técnico no sistema. A equipe de TI do ministério solicitou algumas horas para solucionar os problemas. Então, a previsão é de que agora no início da tarde já possa ser divulgado o resultado do Sisu", explicou o ministro da Educação, Camilo Santana, durante o programa 'Bom dia, Ministro', da EBC.
MEC ainda vai avaliar prorrogar prazo para inscrição no Prouni - que garante bolsas de 50% e 100% em universidades privadas. Período se encerra às 23h59 desta quinta-feira (1º).
"Por conta do atraso de 24h no Sisu, vamos avaliar se prorrogamos por mais um dia [a inscrição do Prouni]. Temos feito um esforço enorme para todas as datas e inscrições se anteciparem, para garantir o início do ano letivo em fevereiro e março", explicou.
É pelo Sisu que é feita a seleção dos estudantes para as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo país. A classificação tem como base a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A lista considera o limite da oferta das vagas por curso e modalidade de concorrência, levando em consideração a Lei de Cotas. Este ano são ofertadas 264.360 vagas, distribuídas entre as 127 instituições de educação superior participantes do programa. As matrículas estão previstas para ter início na quinta-feira (1º).
Atraso na divulgação
Resultado foi adiado após "problemas técnicos". A divulgação deveria ter acontecido nesta terça-feira (30).
Área técnica reiniciou os protocolos de homologação, diz a pasta. A medida foi necessária após a Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do MEC, responsável pela operacionalização do Sisu, identificar problemas técnicos no sistema.
O resultado que será divulgado agora servirá para vagas em cursos com início das aulas previsto para o primeiro e segundo semestres deste ano. Candidatos não classificados poderão manifestar o interesse pela lista de espera até o dia 7 de fevereiro. As vagas remanescentes poderão ser preenchidas ao longo de todo o ano.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.