Os estudantes que participaram do Enem 2024 podem calcular a nota do exame nacional. Porém, um spoiler: o número de questões acertadas não é suficiente para calcular a nota obtida e é preciso entender o método de correção.
O motivo se deve ao fato de o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) utilizar a Teoria de Resposta ao Item (TRI) desde 2009 como metodologia de cálculo da pontuação da prova.
O que é o TRI?
Teoria de Resposta ao Item. Segundo o Inep, a TRI é composto por um conjunto de modelos matemáticos que busca representar a relação entre a probabilidade de o participante responder corretamente a uma questão, o seu conhecimento na área em que está sendo avaliado e as características das questões.
O modelo de TRI leva em conta três parâmetros:
- Discriminação - Diferencia os participantes que dominam dos que não dominam o que é avaliado pela questão;
- Dificuldade - Avalia a complexidade da questão - quanto maior seu valor, mais difícil é o item;
- Acerto casual - Considera a probabilidade de um participante acertar a questão sem dominar a habilidade exigida (o famoso "chute").
É possível fazer o cálculo da nota?
A TRI não leva em conta apenas o número de acertos, mas também a coerência das respostas ao conjunto de questões. O que torna a missão mais difícil para calcular a nota, pois o exame é formado por questões com pesos diferentes.
O que você precisa saber: espera-se que os participantes que acertaram as questões difíceis também acertem as questões fáceis.
Pelo método de correção, portanto, errar perguntas fáceis e ir bem nas questões difíceis leva a uma "punição" na nota. Estatisticamente, seria improvável o candidato ter acertado apenas as difíceis e, portanto, provavelmente houve chute.
Conforme o nível de dificuldade de cada pergunta, o Inep elabora uma função matemática para cravar quanto de conhecimento o candidato tem em cada questão da prova. Sendo assim, duas pessoas com a mesma quantidade de acertos na prova são avaliadas de formas distintas, a depender de quais itens estão certos e errados. E podem, portanto, ter notas diferentes.
TRI também aponta que um candidato com um número de acertos elevado terá pontuação alta, enquanto um participante com poucos acertos terá nota baixa.
Como é corrigida a redação?
A correção é feita por, pelo menos, dois professores graduados. Eles não têm acesso à nota do outro.
Cinco competências são avaliadas, a cada uma sendo atribuída nota de 0 a 200. A nota do estudante será a média dos valores apontados pelos dois professores.
As cinco competências:
- Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Calendário do Enem
- Aplicação da prova: 3 e 10 de novembro de 2024
- Solicitação de reaplicação: 11 a 15 de novembro de 2024
- Divulgação do gabarito: 20 de novembro de 2024
- Reaplicação das provas: 10 e 11 de dezembro de 2024
- Divulgação do resultado: 13 de janeiro de 2025
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.