Topo

Bolsonaro nomeia primeira mulher como reitora da UFRJ

Denise Pires de Carvalho será a primeira mulher a assumir a reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Diogo Vasconcellos (Coordcom/UFRJ)
Denise Pires de Carvalho será a primeira mulher a assumir a reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro Imagem: Diogo Vasconcellos (Coordcom/UFRJ)

Luci Ribeiro

Em Brasília

03/06/2019 08h39

O presidente Jair Bolsonaro formalizou no Diário Oficial da União (DOU) de hoje a nomeação da médica e professora Denise Pires de Carvalho como reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ela será a primeira mulher a ocupar o cargo na instituição.

O nome de Denise veio de uma lista tríplice e foi confirmado por Bolsonaro no mês passado.

A votação para escolha do reitor da UFRJ ocorreu em abril e contou com cerca de 20 mil votos da comunidade acadêmica, dos quais 9,4 mil para a chapa encabeçada pela professora Denise.

Além de Denise, outros três reitores foram nomeados nesta segunda-feira por Bolsonaro, todos com mandato de quatro anos.

São eles: Gleisson Alisson Pereira de Brito, para a Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Uberlando Tiburtino Leite, para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia; e Ricardo Luiz Lange Ness, para a Universidade Federal do Cariri.