Topo

26 de março de 1772 - Nessa data foi fundada a capital dos gaúchos

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

Porto Alegre fica numa grande planície às margens do rio Guaíba, cercada de morros. É a capital do Rio Grande do Sul.

Os primeiros habitantes de Porto Alegre foram os índios guaranis, que habitavam o sul do Brasil. Depois vieram os tropeiros, que eram viajantes que vinham atrás do gado e precisavam de um pouso antes de seguir viagem. Quando o governo português resolveu ocupar a região, 60 casais da Ilha dos Açores se instalaram no local e passaram a viver do que plantavam.

Por uma Provisão Régia, foi criada a Freguesia do Porto dos Casais, dia 23 de março de 1772. Construíram as primeiras ruas com pedras, ergueram uma capela no Alto da Praia. Em 1822 o imperador Dom Pedro 1o passou a vila à condição de cidade.

Um pouco depois Porto Alegre passou um período difícil. A cidade foi invadida pelas tropas de Bento Gonçalves, chefe da revolução Farroupilha, que queria tornar o sul do Brasil independente. Houve guerra. As tropas do governo se instalaram na cidade, durante dez anos.

Mas veio a paz e Porto Alegre se desenvolveu muito. Vieram os escravos africanos. Depois vieram também os imigrantes, italianos e alemães. Hoje Porto Alegre é uma metrópole, uma cidade agitada, com uma grande vida cultural. É a sede do Fórum Social Internacional, da Bienal do Mercosul e de muitos outros eventos.

Por estar tão próxima de Buenos Aires e de Montevidéu quanto do Rio de Janeiro e de São Paulo, Porto Alegre é considerada o centro do Mercosul.

Não se sabe bem a origem do nome Porto Alegre. Alguns historiadores acham que é uma homenagem a uma antiga cidade portuguesa. No entanto, se você olhar o pôr do sol na cidade, das margens do rio Guaíba, talvez dê para entender o porquê.