Topo

UOL traz a lista de aprovados no Sisu em ordem alfabética; busque seu nome

Da Redação<br>Em São Paulo

05/02/2010 06h26

Atualizada às 8h07

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do MEC (Ministério da Educação) divulgou, nesta quinta-feira (4), a lista de aprovados para as 47,9 mil vagas em disputa em instituições de ensino superior. Para facilitar a busca, o UOL organizou a lista em ordem alfabética. Confira aqui o resultado:


A lista foi construída após a divulgação do resultado oficial. Todas as informações foram colhidas na página do ministério.

Pelo site do Sisu só é possível chegar ao nome do vestibulando após vários filtros - Estado, instituição, campus e curso. Ou seja, é preciso saber qual o curso desejado para chegar ao resultado. A busca por ordem alfabética facilita o processo e permite que você encontre o nome de um amigo ou parente, por exemplo, com mais rapidez.


O Sisu utiliza a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 na classificação dos vestibulandos. Segundo o ministério, do total de inscritos, 47.680 candidatos foram selecionados e devem agora efetuar a matrícula. Os candidatos podem consultar sua nota e classificação acessando o sistema a partir das 6h, desta sexta-feira (5).

Para garantir as vagas, os aprovados deverão fazer matrícula na instituição para a qual foram aprovados de 8 a 12 de fevereiro. As informações sobre o registro acadêmico e sobre a documentação devem ser verificadas junto às faculdades.

O número total de inscritos na primeira etapa do Sisu foi de 793.910 candidatos. As inscrições para a seleção terminaram na quarta-feira, às 23h59 (horário de Brasília, DF).

Inscrição

Haverá mais duas oportunidades para inscrição: nos períodos de 15 a 20 de fevereiro e de 1º a 3 de março. Ao final de cada etapa, os candidatos serão classificados de acordo com o desempenho.


Critério de desempate mudou

O MEC (Ministério da Educação) não irá mais utilizar o critério de antecedência de inscrição como fator de desempate do Sisu. Ou seja, para conseguir uma das vagas em disputa no ensino superior federal, não importa quem se inscreveu antes, mas sim a nota no Enem 2009.

De acordo com nota do ministério, a alteração nos critérios ocorreu por conta de problemas no acesso à banda larga, ocorridos na região Sudeste no último domingo, 31 de janeiro. Os critérios de desempate considerados para a classificação serão:

  • Redação.
  • Linguagens.
  • Matemática
  • Ciências da Natureza.
  • Ciências humanas.

  • Se mesmo com as notas houver empate, os candidatos empatados receberão a vaga.

    O sistema estreou com falhas e instabilidade. Muitos internautas reclamaram do funcionamento do sistema ao UOL por meio de um grupo de discussão e do sistema de comunicação de erros. O Sisu também teve funcionamento lento entre 6h e 9h30 da manhã do sábado (30/1). Segundo o MEC, no período da tarde de sábado, a taxa de inscrição se estabilizou e chegou a 18 mil por hora.

    Entenda o funcionamento do sistema:passos Sisu




    Como se inscrever

    Para concorrer a uma das vagas oferecidas é preciso preencher ficha pela internet em uma das três etapas de inscrição, no horário das 6h às 23h59, informando seu número de inscrição no Enem 2009 e sua senha de acesso. Caso o candidato não lembre a senha, é possível recuperá-la pelo site.

    Ao final de cada etapa de inscrição, os candidatos serão classificados de acordo com o desempenho.

    Vagas

    As oportunidades são oferecidas por 23 universidades federais e 26 instituições federais, além de uma universidade estadual --a Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense)-- e a Escola Nacional de Ciência Estatísticas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

    A nota final pode variar de acordo com o peso que cada instituição dá para cada uma das provas do Enem 2009 e com eventuais bônus de políticas de ações afirmativas.

    Veja outras informações no site do Sisu.

    Leia mais
    Após problemas com Enem 2009, presidente do Inep deixa cargo
    Inep divulga gabarito oficial do Enem 2009 corrigido
    Veja fotos dos candidatos do Enem 2009
    BA: candidatos reclamam da falta de estrutura das escolas públicas
    No Rio, estudantes conseguem mandado para fazer o Enem
    Enem 2009: 1º dia de provas foi mais difícil e conteudista
    Confusões marcam 1º dia do Enem 2009
    Enem 2009: Confira a correção do primeiro dia de provas
    BH: candidatos reclamam de tumulto
    Alagamento impede que estudantes façam o Enem no Espírito Santo
    SP: Candidata desce do salto, corre sem sandália, e chega atrasada
    Em BH, estudantes atrasados arrombam portão; polícia intervém
    Enem 2009 é cancelado por suspeita de fraude