Topo

Municípios receberão resultados do Ideb antes de divulgação oficial, diz presidente do Inep

Suellen Smosinski

Do UOL, em São Bernardo do Campo (SP)

16/05/2012 20h24Atualizada em 15/08/2012 14h37

O presidente do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Luiz Claudio Costa, afirmou nesta quarta-feira (16) que os secretários de Educação terão prioridade no recebimento dos resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica): “Assumo que os secretários receberão o resultado três ou quatro dias antes da divulgação oficial, para que não fiquem sabendo pela imprensa, como vem acontecendo nos últimos anos”, disse Costa.

Ideb 2011

  • Arte/UOL

    Clique no mapa e veja o Ideb por Estado em 2011

O anúncio foi feito durante o 5º Fórum da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e recebeu aplausos da plateia, formada prioritariamente por secretários municipais de educação. O presidente do Inep também lamentou o rankeamento das escolas feitos a partir das notas da avaliação. De acordo com Costa, os secretários terão acesso somente às informações de seus municípios.

Costa afirmou que os dados estão em fase de tabulação e devem ser publicados entre final de junho e começo de julho.

Enem

Segundo o presidente do Inep, o edital do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012 deve ser lançado nas próximas semanas. “Amanhã tenho um encontro com o ministro [Aloizio Mercadante] para fecharmos as datas”, disse.

Assim como o ministro da Educação, que ontem (15) defendeu o exame, Costa afirmou que o Enem é “muito democrático” e deve ser utilizado como um instrumento pedagógico. “Se o Enem fosse só um grande vestibular não teria sentido. Não é isso que ele deve ser”.