Topo

Ideb 2011: apenas dez municípios têm educação de país rico nos anos finais do fundamental

Suellen Smosinski

Do UOL, em São Paulo

16/08/2012 06h00Atualizada em 21/08/2012 18h44

De 5.357 municípios brasileiros que tiveram o ensino fundamental avaliado nos anos finais, apenas dez conseguiram "nota" igual ou superior a 6 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2011. A nota 6 foi estabelecida como padrão pelo MEC (Ministério da Educação) de acordo com os índices obtidos com base nas médias dos países ricos da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). 

Nos anos iniciais do fundamental, o número de cidades que atingem a nota 6 sobe para mais de 700 (de um total de 5.227). As capitais de Estado não aparecem em nenhuma das listas. No Ideb de 2011, divulgado nesta terça-feira (14), a nota do Brasil está em 5 no primeiro caso e em 4,1 no segundo - as metas eram 4,6 e 3,9, respectivamente.

Veja as cidades com Ideb 2011 maior ou igual a seis nos anos finais

UFMunicípioTipoIdeb 2011
MGCarvalhópolis Pública6,4
RJCambuci Pública6,4
MGArapuá Pública6,2
SCPiratuba Pública6,1
MGCoronel Xavier Chaves Pública6
MGJuruaia Pública6
SPJumirim Pública6
SPMarapoama Pública6
RSSão José do Inhacorá Pública6
RSTrês Arroios Pública6
  • Fonte: MEC/Inep

Para Daniel Cara, coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, a comparação dos dados mostram que "estamos perdendo fôlego".  "O Brasil está cada vez mais focado em fortalecer o período inicial da aprendizagem. Mas não adianta investir só no início e não investir na sequência, senão você perde o que conseguiu nos anos anteriores", afirmou.

Segundo ele, a ausência das capitais entre as maiores notas acontece porque essas cidades têm inúmeras realidades dentro de um mesmo espaço: "São redes maiores e mais complexas. As cidades menores são mais homogêneas e a população consegue se aproximar mais da gestão para cobrar. A pressão nas cidades menores é muito mais fácil", disse.

Ideb 2011: saiba quais são as melhores escolas públicas do país

BrasilACALAPAMBACEDFGOESMAMTMSMG
PAPBPRPEPIRJRNRSRORRSCSPSETO

O resumo técnico divulgado junto com os dados do Ideb 2011 informou que "os municípios menores, com menos escolas, têm alcançado, proporcionalmente, melhores resultados do que os municípios com redes maiores". Segundo o relatório, 69% dos municípios com até 5 escolas alcançaram Ideb igual ou superior a 5 nos anos iniciais. Já nos municípios com mais de 50 escolas, menos de 12% alcançaram esse desempenho. Nos anos finais, mais de 31% das menores cidades têm Ideb igual ou superior a 4,5. Entre os maiores municípios esse percentual é 3 vezes menor.

Cleuza Repulho, presidente da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), afirmou que diminuir a diferença entre anos iniciais e finais é um grande desafio para as redes municipais e estaduais. "Cada um de nós cuida da sua rede, eu cuido da rede de São Bernardo do Campo e o governo de São Paulo cuida da rede estadual. Nós não sentamos em nenhum momento para discutir sobre as redes e isso faz muita falta", disse. 

Consulte a nota geral do seu Estado

  • Clique sobre o Estado e saiba qual foi seu desempenho no Ideb 2011; para escolher a etapa de ensino selecione nos botões à direita