Inep divulga gabaritos oficiais do Enem 2012

Do UOL, em São Paulo

O MEC (Ministério da Educação) acaba de divulgar os gabaritos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012, realizado nos dias 3 e 4 de novembro. O resultado final do exame deve ser publicado no dia 28 de dezembro.

O Enem 2012 teve recorde de inscritos, 5.791.290, e registrou abstenção de 27,9%. Ou seja, mais de 1,6 milhão de inscritos não foram fazer a prova.

O exame teve uma redação e quatro provas objetivas, contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha. No sábado (3), foram realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4h30.

No domingo (4), aconteceram as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de 5h30.

Para professores ouvidos pelo UOL, a prova do segundo dia trouxe enunciados longos e a exigência de uma leitura crítica feita pelos candidatos. O exame apresentou textos com problemática social e com diferentes tipos de linguagem, como tirinhas, poesia e artes.

O tema da redação foi "Movimento Imigratório para o Brasil no século XXI". A proposta apresentava os casos dos bolivianos e dos haitianos e pedia que o candidato sugerisse propostas de intervenção.

"A prova exigiu um aluno com boa leitura, com senso crítico", avalia a professora Vera Lúcia Antunes, do curso e colégio Objetivo.

o primeiro dia de prova foi mais abrangente e explorou conteúdos de todo o currículo escolar com interdisciplinaridade, segundo os professores.

"Os enunciados foram um pouco mais curtos. É uma evolução porque antes o candidato não tinha tempo para ler tudo e fazer a prova", avaliou Luís Ricardo Arruda, coordenador geral do Anglo.

Gabaritos extraoficiais de três cursinhos apresentavam respostas diferentes para pelo menos 12 questões: seis em cada dia de prova. 

Últimas de Educação

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos