Topo

Candidatos não esperam prova fácil da OAB após reprovação recorde

Carolina Cunha

Do UOL, em São Paulo

28/04/2013 13h04Atualizada em 28/04/2013 15h29

Candidatos que vão prestar o 10º Exame de Ordem Unificado da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) neste domingo (28) não esperam uma prova fácil após o recorde de reprovação do 9° Exame, no qual o índice de aprovação foi de apenas 10,3%.

Veja também

  • iStockphoto

    Sete passos para conquistar sua aprovação

  • UOL

    OAB da depressão: páginas na internet fazem piadas

  • iStockphoto

    USP Ribeirão tem maior índice de aprovação no 9º Exame da OAB

"O presidente da OAB mesmo disse que o nível da prova não mudaria após as reprovações, então não deve ser uma prova fácil", disse a estudante Natália Mendonça, 23, que cursa o 9° semestre do curso de direito e faz a primeira fase do Exame hoje. 

 O exame começa às 13h. Segundo a OAB, 124.887 candidatos se inscreveram para esta edição do Exame.

A também estudante do 9° semestre Fernanda Brandão, 21, está otimista para a prova e com o pensamento positivo: "Vamos lá, vamos passar", dizia ela quando foi abordada pela reportagem do UOL em frente ao local de exame em São Paulo. 

A prova trará 80 questões de múltipla escolha e pela primeira vez terá perguntas da disciplina da filosofia do direito. "A gente acha que essa prova [de filosofia do direito] será mais fácil por ser a primeira vez da disciplina no exame", disse Natália. 

Já Flávio Carneiro, 28, bacharel em direito que presta exame pela segunda vez afirma que o mais difícil foi selecionar material de estudo para a matéria. "Por ser muito extensa e variar o conteúdo de curso para curso, estudei pelo roteiro dos professores. Não dava para estudar tudo", comentou o estudante, que ainda tentava decorar algumas leis e regulamentos do Código de Ética da OAB em frente ao local de prova. 

Sobre a prova, o candidato não espera que a "OAB vá facilitar para evitar polêmica".

Últimas dúvidas

Antes da prova, alguns candidatos aproveitaram para tirar as últimas dúvidas em uma tenda montada ao lado da entrada do local da prova. "Qualquer coisa ajuda nessa hora", disse o professor Leonardo Cremasco Sartório, do Complexo de Ensino Andreucci. "Foi a primeira vez que fizemos esse tira-dúvidas, as principais eram de Ética. É importante porque é a matéria com mais questões e a primeira da prova, ou seja, se o aluno começa mal a de ética pode influenciar toda a prova."

Correção

A partir das 18h30, o UOL terá comentários sobre a prova feitos por professores dos cursos preparatórios do Complexo Educacional Damásio de Jesus, LFG e Marcato. Logo depois, a partir das 19h, especialistas na área do direito e autores de obras jurídicas da editora Saraiva farão a resolução em vídeo das questões da prova.