Topo

OAB: Primeiros a sair acharam prova mais fácil que último exame

Carolina Cunha

Do UOL, em São Paulo

28/04/2013 16h41Atualizada em 29/04/2013 08h39

Os primeiros candidatos a deixar o local de prova do 10º Exame de Ordem Unificado da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em São Paulo, consideraram a prova da primeira fase mais fácil que aquela feita no 9° Exame, quando apenas 10,3% dos candidatos foram aprovados

"A prova não estava difícil", afirmou Michele Costa Guimarães de Castro, 27, aluna do 9° semestre de direito.  A estudante diz que refez as últimas três provas do Exame e considerou o teste de hoje o mais fácil dentre eles.

A bacharel em direito Luciane Pereira, 35, concordou com a colega, para ela a prova estava especialmente mais fácil que o 9° Exame. 

Veja também

  • iStockphoto

    Sete passos para conquistar sua aprovação

  • UOL

    OAB da depressão: páginas na internet fazem piadas

  • iStockphoto

    USP Ribeirão tem maior índice de aprovação no 9º Exame da OAB

A primeira fase do exame começou às 13h neste domingo (28). Os candidatos têm até as 18h para resolverem 80 questões de múltipla escolha. Segundo a OAB, 124.887 candidatos se inscreveram para esta edição do Exame.

A partir das 18h30, o UOL terá comentários sobre a prova feitos por professores dos cursos preparatórios do Complexo Educacional Damásio de Jesus, LFG e Marcato. Logo depois, a partir das 19h, especialistas na área do direito e autores de obras jurídicas da editora Saraiva farão a resolução em vídeo das questões da prova.

Filosofia do direito

Os candidatos entrevistados antes da prova não esperavam uma prova fácil após o recorde de reprovação do 9° Exame. "O presidente da OAB mesmo disse que o nível da prova não mudaria após as reprovações, então não deve ser uma prova fácil", disse a estudante Natália Mendonça, 23.

Pela primeira vez o Exame da OAB trouxe perguntas da disciplina da filosofia do direito. Antes da prova, o bacharel em direito Flávio Carneiro, 28, afirmou que o mais difícil foi selecionar material de estudo para a matéria.

"Por ser muito extensa e variar o conteúdo de curso para curso, estudei pelo roteiro dos professores. Não dava para estudar tudo", comentou o estudante, que ainda tentava decorar algumas leis e regulamentos do Código de Ética da OAB em frente ao local de prova. 

Últimas dúvidas

Antes da prova, alguns candidatos aproveitaram para tirar as últimas dúvidas em uma tenda montada ao lado da entrada do local da prova.

"Qualquer coisa ajuda nessa hora", disse o professor Leonardo Cremasco Sartório, do Complexo de Ensino Andreucci. "Foi a primeira vez que fizemos esse tira-dúvidas, as principais eram de Ética. É importante porque é a matéria com mais questões e a primeira da prova, ou seja, se o aluno começa mal a de ética pode influenciar toda a prova."

Professores comentam 10º Exame da OAB