Topo

Nos EUA, escola suspende alunos por suspeita de que tenham HIV

Faixa vermelha com o símbolo de luta contra a Aids é pendurado em frente à Casa Branca - AP/Pablo Martinez Monsivais
Faixa vermelha com o símbolo de luta contra a Aids é pendurado em frente à Casa Branca Imagem: AP/Pablo Martinez Monsivais

Do UOL, em São Paulo

17/09/2013 11h21

Uma escola norte-americana suspendeu três alunos por suspeitar que tenham o vírus da AIDS. O caso aconteceu no Arkansas, segundo informações do Huffington Post.

Veja também

  • Reprodução/New York Daily News

    Garota é impedida de assistir aula com camiseta "gosto de vagina"

  • Jason Franson/AP Photo/The Canadian Press

    "Não posso ser uma menina e ser feliz", diz aluno transgênero

  • Reprodução/Daily Mail

    Aluna é afastada da aula por cortar cabelo para campanha de câncer

Os funcionários da escola pública Pea Ridge disseram aos irmãos que eles não deveriam voltar à escola até que apresentassem seus exames de HIV. Os funcionários teriam suspeitas de que um deles e a mãe biológica dos alunos seriam HIV positivos.

Dois dos estudantes voltaram à escola sem a documentação exigida e foram proibidos de assistirem as aulas. Nos Estados Unidos, as escolas não podem rejeitar estudantes por terem o vírus da AIDS.

"As ações tomadas pelo superintendente da Pea Ridge School District são absurdas", afirmou em comunicado Tom Masseau, diretor da DRC (Centro de Direito dos Incapazes)."O fato das famílias de acolhimento terem de fornecer documentação provando que as crianças não têm HIV antes de entrar na escola é ilegal e imoral".

De acordo com a rede de televisão KNWA, o superintendente da escola afirmou à família que poderia  suspender os alunos baseado em uma política sobre doenças infecciosas. No entanto, o HIV não é uma doença infecciosa.

De acordo com o Huffington Post, recentemente outras escolas do país rejeitaram alunos por serem portadores do HIV. Em 2011, uma escola particular da Pensilvânia negou a matrícula de uma aluno soro-positivo. Após ser processada, a escola mudou sua política de acesso e criou um programa de sensibilização ao problema para alunos e funcionários.