Topo

Mães trazem bebês para o Enem 2013 em SP e acham prova difícil

Lucas Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

27/10/2013 18h02

Os casais Bárbara Brenda, 17, e Davi Santiago, 18, e Elisa Dias, 19, e Jhonatas Abreu, 21, trouxeram seus bebês para o segundo dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013, na capital paulista. As mães, que prestaram o exame, consideraram a prova deste domingo (27) difícil.

Enquanto as duas faziam o exame, os namorados cuidavam das filhas em uma sala reservada na Uninove da Barra Funda, em São Paulo.

Veja como foi o Enem 2013

  • Reprodução

    Candidatos publicam fotos do Enem em redes sociais; MEC elimina 24 alunos

  • Eduardo Valente/Futura Press

    Lei seca no Brasil é tema de redação do Enem 2013

  • Danilo Verpa/Folhapress

    Veja os candidatos que chegaram atrasados nas provas do Enem 2013

"Fiquei tomando conta dela, e quando chorou, chamei o segurança e a Elisa veio. Ela deu de mamar e até agora a bebê está dormindo", conta Jonathas, pai de Jeniffer, de apenas dois meses de vida. A mãe quer conseguir uma bolsa para o curso de pedagogia.

Embora a criança tenha dormido boa parte do tempo, das 14h30 até a hora de saída do casal, por volta das 16h, o jovem afirma que a espera foi cansativa. "Você não come, não bebê água, não sai, só quando ela desce. Mas é muito satisfatório. É o futuro dela", diz orgulhoso.

Mãe de Betina, de três meses, Bárbara teve dificuldade com a prova de hoje. "Achei a prova difícil, mas o tema da redação estava bem dentro do contexto atual", analisa. "Português achei bem fácil, mas matemática é meu fraco".

A adolescente conta que as saídas para alimentar a filha não a atrapalharam para ter o domínio do tempo. "Deu para fazer a prova tranquilamente, não teve nenhum problema". Ela já passou em uma instituição privada em arquitetura e quer uma bolsa pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Redação 'fácil'

Para Fernanda Marinho, 18, o tema da redação (Lei Seca) desse ano foi fácil. "Eu acho que é algo bem manjado já. Para o Enem, foi um tema muito bobo. Poderia ter sido mais difícil, algo mais bem elaborado do que algo que a gente vê há anos", critica.

A estudante ainda não dirige, por isso diz ter feito o texto baseado em experiências que conhece. "Ainda não tenho habilitação, mas me baseei em amigos que eu sei que já passaram por blitz, que eu vi que já tiveram carteiras pontuadas".

Ela lembra ainda que nas questões caíram assuntos relacionados novamente com a África e redes sociais. "Caiu ainda uma música do Gabriel Pensador - 'Até Quando'. Até quando as pessoas seriam manipuladas, não teriam sua democracia", diz.

Henrique Furnali, 17, também ficou surpreso com a facilidade do tema da redação. "É algo bastante comentado, achava que seria algo mais difícil, diz. "Mas a prova de hoje eu achei mais complicada, até mesmo por ter que escrever o texto".

Fernanda Pelagio, 18, está no terceiro ano do ensino médio, e pretende utilizar a nota obtida no exame para entrar no curso de direito em uma instituição federal. Para ela, a prova de matemática foi complicada. "Estava muito difícil, acabei chutando algumas que eu não conseguia. Achei muito cansativa, tinha muito texto", diz.

A estudante considera que tenha ido bem na hora de redigir o texto da redação. "Esse é um tema que nós jovens sabemos. Creio que todo mundo deve ter ido bem".