Topo

Protesto de professores municipais bloqueia rua da Consolação em SP

13.mai.2014 - Professores fecham a rua da Consolação no sentido centro na tarde desta terça-feira na região central de São Paulo. Eles estão em greve desde o dia 23 de abril - Taba Benedicto/Futura Press/Estadão Conteúdo
13.mai.2014 - Professores fecham a rua da Consolação no sentido centro na tarde desta terça-feira na região central de São Paulo. Eles estão em greve desde o dia 23 de abril Imagem: Taba Benedicto/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

13/05/2014 15h26Atualizada em 13/05/2014 18h06

Cerca de 5.000 professores, segundo a Polícia Militar, fechavam por volta das 17h a rua da Consolação no sentido centro, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). O grupo se reuniu no vão do Masp (Museu de Arte de São Paulo) e chegou a bloquear totalmente a avenida Paulista às 15h30 nos dois sentidos.

A manifestação é organização pelo Sinpeem (Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo). Os professores ligados ao sindicato estão em greve desde o dia 23 de abril.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, 14 escolas fecharam na segunda-feira (12) por causa da greve. O número representa cerca de 1% das 1.523 unidades da rede de ensino. A pasta não informou quantas escolas estão funcionando de forma parcial devido à paralisação.

Reajuste

Na última sexta-feira (9), o prefeito Fernando Haddad (PT) anunciou bônus de 15,38% para professores, gestores de Educação e do quadro de apoio nas escolas municipais. A categoria, porém, diz que o aumento não é suficiente, já que não incorpora o bônus ao salário dos docentes.