Topo

Diretora manda carta fofa aos alunos: vocês são mais que essa nota na prova

Do UOL, em São Paulo

15/07/2014 17h30Atualizada em 15/07/2014 18h34

A diretora de uma escola primária no Reino Unido mandou uma carta aos seus alunos juntamente com os resultados da avaliação nacional na Inglaterra nesta segunda-feira (14). No texto, ela diz que a direção "sente muito orgulho" pelas notas deles, mas pede que os estudantes se lembrem que "as notas podem dizer algo a vocês, mas que não lhes dirão tudo".  A escola Barrowford fica em Lancashire, cerca de 325 km de Londres. 

A carta reflete uma crítica aos testes nacionais e padronizados que medem a qualidade da educação -- no Brasil, temos uma avaliação equivalente, a Prova Brasil, que dá origem ao Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Escreveu a diretora Rachel Tomlinson: "Nós ficamos preocupadas que esses testes não consigam medir o que faz cada um de vocês especial e único". 

A mensagem se tornou viral de ontem para hoje em seu país de origem. Ela se espalhou pelo Twitter e foi repercutida também na página da escola no Facebook. Na maior parte das vezes, as mensagens são de apoio e elogiam a atitude da direção, que acolhe 324 alunos.

No últimos anos, os resultados relacionados à qualidade da escola -- que é um pouco maior que a média nacional -- têm tido queda: Em 2013, 71% dos estudantes alcançaram nível 4 ou mais no teste nacional (KS2) em leitura, escrita e matemática quando se compara com o percentual nacional que é 75%. Os resultados deste ano ainda não foram divulgados.

O lema da escola é: "aprender a amar. amar aprender".