Topo

Estudantes estão dando a melhor lição para o povo, diz padre Júlio

5.mai.2016 - Padre Júlio Lancelotti visita ocupação da sede do Centro Paula Souza - Emanuel Colombari/UOL
5.mai.2016 - Padre Júlio Lancelotti visita ocupação da sede do Centro Paula Souza Imagem: Emanuel Colombari/UOL

Emanuel Colombari

Do UOL, em São Paulo

05/05/2016 10h33

Nesta quinta (5), o padre Júlio Lancelotti visitou a ocupação da sede do Centro Paula Souza, ocupado há uma semana por estudantes que protestam contra a chamada "Máfia da Merenda" no governo do Estado de São Paulo.

Reconhecido defensor dos direitos humanos, o religioso manifestou seu apoio aos jovens. Segundo ele, os acampados "estão dando a melhor lição para o povo do nosso país".

"Nós continuamos perguntando: Cadê a Merenda? Onde está?", declarou o padre, temendo pela participação da Polícia Militar na reintegração de posse do Centro Paula Souza.

"Neste momento, todos os grupos de direitos humanos estão acompanhando. Não se pode permitir que os jovens lidem com a truculência da Polícia Militar do Estado de São Paulo", acrescentou.

Reintegração

De acordo com anúncio dos próprios estudantes, a reintegração de posse que deveria acontecer nesta quinta-feira (5) foi suspensa. O motivo: a Justiça teria proibido a PM de utilizar armas --letais e não-letais-- na ação. A Secretaria de Segurança Pública foi questionada por e-mail (como é a formalidade) sobre essa informação. Assim que a resposta for enviada, o posiocionamento da pasta será incluído neste texto.

"A Polícia dizer que não age porque não pode usar armas letais tem um nome: covardia e truculência", disse o padre Júlio Lancelotti, que foi além.

"Nós temos acompanhado, oferecido apoio. O povo da rua mandou a eles pão, chocolate, cobertores. Nas outras manifestações, também, sempre oferecendo apoio", completou.

Autorizado pelos ocupantes, o padre entrou na ocupação. "O que esses jovens estão fazendo, nós adultos não fomos capazes de fazer", declarou.