Topo

Estudantes do Nordeste têm a melhor colocação em Olimpíada de História

Dos finalistas, 15 times receberam medalhas de ouro, 25 de prata e 35 de bronze - Reprodução
Dos finalistas, 15 times receberam medalhas de ouro, 25 de prata e 35 de bronze Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

22/08/2016 17h25

Mais de mil alunos e professores de escolas públicas e particulares espalhadas pelo Brasil participaram neste fim de semana da final da 8ª ONHB (Olimpíada Nacional em História do Brasil), realizada na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A região Nordeste foi a que teve o melhor desempenho do país.

Estudantes da Bahia (6 medalhas), Ceará (19), Pernambuco (4) e Rio Grande do Norte (14) contabilizaram juntos 43 medalhas de ouro, prata e bronze – de um total de 75.

Dos finalistas, 15 times receberam medalhas de ouro, 25 de prata e 35 de bronze, de acordo com informações da organização do evento.

Ouro olímpico

Ceará foi o Estado que conseguiu o maior número de premiações: 1 ouro, 9 prata e 9 bronze, somando 19 medalhas. Os estudantes do time “Vire à Esquerda”, do Colégio Cônego Francisco Pereira (Fortaleza), foram os grandes vencedores regionais com a medalha de ouro.

Os times de São Paulo ocuparam a segunda posição no ranking geral de quantidade de medalhas, com 15. Os três ouros do Estado foram para os alunos dos times “Oxe Filomena”, do Colégio Poliedro (São Paulo), e “Triângulo dos Bermudas” e “Usurpar ou ímpar? Eis a questão!”, ambos do Colégio Termomecanica (São Paulo).

A terceira colocação geral ficou com os estudantes do Rio Grande do Norte, que somou 14 medalhas. Os medalhistas de ouro estudam no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado (campi Mossoró e Ipanguaçu) e fazem parte dos times “1822”, “Azul de Metileno”, “Guantánamo”, “Hanna Pow Pow e os Powzinhos” e “Os Mitos”.

A Olimpíada

A ONHB é um projeto desenvolvido pelo departamento de história da Unicamp e conta com a participação de estudantes do ensino fundamental (8º e 9º anos) e médio de escolas públicas e particulares.

Na competição, as equipes participam de cinco fases online e uma final presencial. A cada etapa, os times vão pontuando. Vencem os que conseguirem as maiores pontuações.

A 8ª edição contou com mais de 40 mil participantes inscritos e o tema central foi “Escola, lugar de história”.

Estudantes de alguns estados foram desclassificados nas fases anteriores e não puderam participar da grade final.

Confira o quadro geral por quantidade de medalhas

  • Ceará – 19 medalhas (1 ouro, 9 prata, 9 bronze)
  • São Paulo – 15 medalhas (3 ouro, 4 prata, 8 bronze)
  • Rio Grande do Norte – 14 medalhas (5 ouro, 4 prata, 5 bronze)
  • Bahia – 6 medalhas (3 ouro, 1 prata, 2 bronze)
  • Espírito Santo -  5 medalhas (2 pratas e 3 bronze)
  • Minas Gerais -  5 medalhas  (1 prata e 4 bronze)
  • Pernambuco – 4 medalhas (1 ouro, 1 prata, 2 bronze)
  • Mato Grosso – 2 medalhas (1 ouro e 1 bronze)
  • Pará – 1 medalha (1 bronze)
  • Rio de Janeiro – 2 medalhas (1 ouro, 1 prata)
  • Alagoas – 1 medalha (1 prata)
  • Roraima – 1 medalha (1 prata)