Topo

Esse conteúdo é antigo

Enem: Jovem que passou por baixo de portão estava em 1ª comunhão da irmã

Pais de Breno Oliveira, de 17 anos, confessaram ter saído mais tarde do que esperavam de evento religioso Imagem: Arquivo Pessoal

Bruna Barbosa

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/11/2021 23h54Atualizada em 22/11/2021 23h54

Para conseguir fazer a prova da primeira fase do Enem, realizada ontem, o estudante Breno Oliveira, de 17 anos, correu o mais rápido que conseguiu e se arrastou por baixo do portão de uma faculdade, em Cuiabá (MT). Horas antes, ele e a família participaram da primeira comunhão da irmã do jovem, o que provocou o atraso.

O autônomo Edesio Nunes de Lima, de 57 anos, conta que ele, os filhos e a esposa saíram mais tarde do que pensavam do evento religioso. De lá, correram para o supermercado para comprar os ingredientes necessários para o almoço, mas, por conta do fuso-horário, os portões das instituições de Cuiabá abriram ao meio-dia — no caso de Breno, a Unic (Universidade de Cuiabá).

"Percebi que faltavam dez minutos para o meio-dia e disse para minha esposa que não daria mais tempo; que ele havia perdido o Enem. Mas ela disse para irmos mesmo assim".

Estudante desliza por debaixo de portão para fazer prova do Enem Imagem: Reprodução/TV Centro América

Com poucos minutos para levar o filho a tempo à faculdade, Edezio disse ter contado com a sorte do trânsito tranquilo. Diferentemente de outros anos, quando os arredores da Unic ficam repletos de estudantes apressados para não perder o horário, Breno contou com o caminho livre.

Assim que o carro parou, o garoto correu. "Estava na pista contrária e pensei em falar para ele atravessar correndo, mas fiquei com medo de um carro atropelá-lo e preferi dar a volta. Fiz o contorno e, quando chegamos, vi o portão fechando. Ele abriu a porta do carro, correu e conseguiu atravessar".

A cena foi filmada e viralizou nas redes sociais rapidamente. O pai se disse emocionado com a força de vontade do garoto. "Eu não esperava, foi muito emocionante. Contei para minha esposa quando cheguei em casa, ela ficou super emocionada, como eu. Mas tudo isso foi esforço dele. Estamos muito orgulhosos".

Foi a primeira vez em que o estudante se inscreveu para fazer o Enem. Prestes a completar 18 anos, no próximo mês, Breno tem pensado em cursar administração. "Ele está contente, fez a prova tranquilamente. Agora, domingo que vem [segunda fase do Enem] vou levá-lo mais cedo para fazer a prova. Espero que ele consiga boas notas. Mas, se não conseguir, ele vai tentar de novo".

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Enem: Jovem que passou por baixo de portão estava em 1ª comunhão da irmã - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Enem