Topo

Alunos da Unesp ocupam diretoria do campus de Marília (SP)

Da Redação

Em São Paulo

02/06/2010 17h17

Cerca de 25 alunos da Unesp (Universidade Estadual Paulista) ocupam desde a madrugada de terça-feira (1º) a sala da diretoria do campus de Marília da instituição. Os estudantes protestam contra a terceirização dos serviços do refeitório no período noturno. Segundo a reitoria, a terceirização é temporária e experimental; a contratação só poderia ocorrer após a admissão temporária e autorização do Conselho de Administração e Desenvolvimento da Unesp.

Em nota, a direção do campus e a reitoria afirmam que "os motivos reais do protesto são ideológicos e político-partidários". O restaurante fornece 320 refeições diárias a um custo de R$ 2,50 por aluno, das 11h30 às 13h00. O campus, que abriga a Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), possui, no total, 2.892 alunos de graduação e pós-graduação.

A Unesp diz que a ocupação foi aprovada em reunião do dia 31 de maio, com cerca de 100 participantes. Segundo a universidade, o setor financeiro foi poupado pelos ocupantes pois "o pagamento de bolsas e outros benefícios estudantis normalmente ocorre no dia 10 de cada mês". A reitoria, no entanto, diz que "não terá condições de viabilizar pagamentos enquanto permanecer a interrupção dos canais administrativos".

No documento também é dito que não foram detectados sinais de arrombamento ou depredação das portas e janelas da diretoria, que estavam trancadas. "Por causa disso, será averiguado como foi possível a entrada dos ocupantes, que foram notificados formalmente, pela direção do campus, das consequências legais da ocupação, do prejuízo aos serviços da administração e dos possíveis danos ao patrimônio público".


publicidade