PUBLICIDADE
Topo

Pesquisa escolar

Lendas e mitos - Personagens folclóricos do Brasil

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

Além de superstições e crendices, o folclore brasileiro é rico em lendas e mitos que se desenvolvem em torno de personagens sobrenaturais - entidades malvadas ou benfazejas que interferem na vida dos mortais.

Essas histórias têm origens indígenas ou africanas (dos negros que foram escravizados e trazidos para cá). Mas as narrativas estão mescladas, em muitos casos, com mitos que os portugueses trouxeram da Europa: nesse sentido, valores cristãos podem ser percebidos em algumas das lendas do folcore brasileiro.

Conheça alguns personagens do nosso folclore:
 

                
Mula-Sem-CabeçaDiz a lenda que a Mula-Sem-Cabeça aparece em noites escuras, de quinta para sexta feira, rodeando as igrejas. Leia mais.
BoitatáO boitatá é um dos primeiros mitos do folclore brasileiro e foi documentado pela primeira vez pelo padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Leia mais.
BotoA lenda do boto surgiu na região amazônica, em cujos rios se pode encontrar essa espécie de golfinho avermelhado, cujo nome científico é Inia geofrensis. Leia mais.
LobisomemEsse é um mito universal, conhecido desde a Grécia antiga. Alguns dizem que se trata de um homem que foi atacado por um lobo e não morreu. Leia mais.
SaciA lenda do Saci data do fim do século 18 e seu nome é de origem tupi-guarani. Em muitas regiões do Brasil, o Saci é considerado um ser brincalhão. Leia mais.
Negrinho do PastoreioO Negrinho do Pastoreio é uma lenda popular no sul do Brasil desde o final do século 19 e trata da crueldade dos senhores contra os escravos. Leia mais.
CurupiraO Curupira, ou Caipora, é um anão forte, de pés invertidos e cabelos vermelhos e dentes verdes, ou azuis. É o protetor das florestas. Leia mais.
Mãe-d'ÁguaA Mãe d'Água é uma sereia, mulher da cintura para cima, peixe da cintura para baixo, que fica sobre um rochedo, cantando. Leia mais.
CucaA Cuca é uma personagem muito conhecida pelas crianças. É a versão feminina do bicho-papão que pega as criancinhas que se recusam a dormir. Leia mais.

 

Pesquisa escolar