Topo

Inglês

Leitura e escrita - Tipos de texto

Celina Bruniera, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

Você tem nos gêneros textuais um grande aliado para a leitura e a produção de textos em inglês. Os gêneros textuais são formas mais ou menos estáveis a partir das quais os falantes ou escritores de uma língua elaboram seus textos. Algumas dessas formas são muito antigas e foram mudando ao longo do tempo. É o caso das cartas. Há 20 anos, por exemplo, quem ousaria pensar que um dia seriam enviadas cartas sem envelope e que dispensassem o correio?


A modalidade eletrônica do texto carta, a mensagem enviada por correio eletrônico (o e-mail), só pôde ser criada porque houve um avanço significativo nos campos da informática e da telefonia. Garantidas as condições necessárias para o estabelecimento da comunicação rápida entre os homens nos mais diversos cantos do mundo, o gênero textual usado para estruturar o enunciado foi reelaborado. Assim, quando escrevemos uma mensagem via e-mail, não precisamos enviá-la por meio de um envelope, mas as informações que o envelope veicula também aparecem na modalidade eletrônica. Observe o exemplo:

----- Original Message ----- From: Flavia Franco Pimentel
To: Renata Ribeiro da Costa
Sent: Sunday, January 25, 2004 9:36 PM
Subject: Writing

O remetente e o destinatário aparecem no cabeçalho da mensagem. Os endereços eletrônicos não são visíveis porque estão registrados no catálogo de endereços de cada uma das pessoas que participam da situação comunicativa. Além desses elementos, podemos ver a data e a hora em que o texto foi enviado e o assunto. Na carta tradicional, só temos conhecimento da data e do assunto quando abrimos o envelope e a hora da elaboração do texto, geralmente, não vem expressa.

A carta e o e-mail
Essas diferenças entre a carta tradicional e sua modalidade eletrônica também podem ser observadas no corpo do texto. Nos dois casos, para estabelecer o contato, o remetente usa formas de tratamento para se dirigir ao destinatário e, para concluir a mensagem, termina com uma saudação, com seu nome ou assinatura. Além disso, aquele que escreve faz uso, por exemplo, de formas linguísticas para introduzir o assunto e para concluir o texto.

O grau de familiaridade existente entre o remetente e o destinatário orienta a escolha do estilo. Quanto mais próximos são os interlocutores, mais informal será a linguagem usada por eles para se comunicarem. E isso ocorre tanto na carta tradicional quanto em sua modalidade eletrônica.

Linguagem mais econômica
No entanto, observa-se que os textos veiculados pela internet ganharam uma linguagem mais econômica. Essa linguagem é própria de uma época em que os homens têm cada vez menos tempo e mais necessidade de comunicação. A própria criação de uma rede mundial que pode interligar todos os computadores teve, como um de seus objetivos, colocar muitas pessoas em contato e de forma mais rápida.

Essa dinâmica também caracteriza as mensagens eletrônicas. Surgem as abreviações de palavras, a busca pela objetividade e pela clareza, mesmo em situações formais. Em algumas ocasiões, inclusive, observa-se uma tendência à elaboração de mensagens tão cifradas que, em vez de contribuírem para a comunicação, dão margem a ruídos difíceis de serem esclarecidos.

Na língua da tribo
Em algumas situações de comunicação mais informais, surge uma linguagem muito particular e que é, às vezes, apenas dominada por grupos muito restritos. Podemos dizer que isso é um grande paradoxo, mas também vemos em iniciativas como essa a capacidade que o homem tem de dar novos significados às coisas, de atribuir outros sentidos ao que foi criado.

Esse movimento de re-atribuição de sentido marca a transformação dos gêneros textuais ao longo do tempo e revela como vivemos, como nos comunicamos e como expressamos nossos sentimentos e nossas inquietações nos mais diferentes momentos da história.

Mesmos elementos
No entanto, apesar das diferenças existentes entre a carta tradicional e sua modalidade eletrônica, há elementos que se mantêm em ambos os textos e que, muito provavelmente, encontraremos nos mais diversos tipos de texto desse gênero. A existência dessas regularidades e sua análise podem contribuir de forma significativa para uma aproximação do texto por parte do leitor e para orientar sua produção escrita.

Em língua inglesa, levantar as características de um gênero textual, antes de ler ou de escrever, consiste em uma estratégia fundamental para a compreensão do que está escrito e para a busca de formas linguísticas adequadas para a produção escrita. As regularidades encontradas em alguns dos textos por meio dos quais os homens se expressam estão evidenciadas em outros temas desenvolvidos aqui.

Inglês