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Resenha de obra literária - Aprenda a usar estruturas de outros textos

Celina Bruniera, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

A elaboração de textos é difícil em qualquer língua, sobretudo quando devemos escrever em língua estrangeira. Os problemas vão da estrutura geral do texto à escolha das palavras que queremos usar.


No entanto, a tarefa pode ficar mais simples com algumas dicas básicas.

Há orientações genéricas, ou seja, que valem para qualquer texto e que merecem a sua atenção.

A primeira delas diz respeito à situação de produção discursiva, quer dizer, deve-se pensar nos elementos que caracterizam a escrita:

- quem escreve,
- para quem escreve,
- com que intenção.

O conhecimento desses elementos orienta a produção escrita e nos ajuda a definir o gênero textual, o nível de formalidade do texto, a linguagem adequada, etc.

Cópia por apagamento
Definidos esses elementos, você precisa saber mais sobre o gênero de texto que vai escrever. Procure conhecer suas características, suas variações e procure ler alguns modelos. Essa leitura pode ajudá-lo a ter ideias, a visualizar como as características daquele gênero se tornam concretos e como diferentes autores atribuem a um gênero particular estilos próprios.

Uma outra dica importante, sobretudo para quem não tem ainda um domínio muito amplo da língua inglesa, é identificar determinadas formas linguísticas nos modelos lidos e que podem vir a compor o seu texto. Isso é o que chamamos fazer uma cópia por apagamento, ou seja, copiar certos trechos de textos de boa qualidade e usá-los para escrever o seu texto, fazendo as adaptações necessárias.

A resenha
Analisaremos aqui algumas formas linguísticas que aparecem numa resenha de obra literária e que poderiam ser usadas para a elaboração de textos afins. A resenha, sobre a obra "Frankenstein", foi publicada em "Headway Pre-intermediate (workbook)", de autoria de John and Liz Soars, pela Oxford University Press.

Antes de ler a resenha, pense nos pontos que você considera fundamentais para abordar num texto como esse. Tente, também, lembrar do conteúdo da história. Frankenstein é uma obra famosa, que você já deve ter lido ou visto em filmes.

Frankenstein

Frankestein was written by Mary Shelley, the wife of the poet P. B. Shelley, in 1818. It is a horror story which is thought to be the original science fiction novel.

The story is told through the letters of a man called Walton, an English explorer. We are told of Victor Frankenstein, a student from Geneva, who discovers the secret of life. So he collects bones and bodies from graveyards, and constructs a creature which is more monster than man. People are terrified of it because it is so huge and ugly.

The poor monster has no friends and feels lonely and depressed, so it asks Frankenstein to make it a wife. This he refuses to do. Then the monster attacks and kills not only Frankenstein's friend but also his brother and his brother's bride Elizabeth.

Frankenstein is heartbroken and is determined to kill the monster. However, he is killed by the monster, which then kills itself.

Frankenstein is a fascinating story because of the character of the monster, which is both sad and frightening at the same time.

Analisando o texto
Observe, primeiro, os elementos que compõem o texto do ponto de vista mais geral. Há o nome da obra, da autora, a indicação de quando a obra foi escrita e o gênero literário. Essas informações abrem a resenha.

Os próximos três parágrafos dedicam-se a sintetizar da narrativa, ou seja, em contar o que de mais importante acontece na história. E no último parágrafo, o autor da resenha revela a sua opinião sobre obra.

Note que algumas palavras ou expressões estão grafadas em itálico. Essas são as formas linguísticas que podem ajudá-lo a compor uma resenha de uma outra obra literária.

No primeiro parágrafo, foram selecionadas formas linguísticas utilizadas para localizar a produção da obra, ou seja, quem escreveu, quando e o gênero textual.

No segundo parágrafo, as expressões "The story is told through..." e "we are told" servem para introduzir o conteúdo da narrativa. São formas linguísticas escritas na voz passiva, o que contribui para o distanciamento do autor da resenha em relação ao que foi narrado.

Coesão e articulação
Nesse mesmo parágrafo e no parágrafo terceiro, a palavra "so" aparece em itálico. É uma conjunção que indica a relação entre causa e consequência e faz com que o texto fique mais coeso. Isto porque é importante que ao narrar os episódios principais da história, você os articule e articule, também, as características dos personagens e suas ações.

No quarto parágrafo, a palavra "however" ganha relevância. Trata-se de uma conjunção também, mas que indica uma ruptura entre o que foi dito anteriormente e o que vem escrito depois.

No último parágrafo, estão grafadas em negrito palavras ou expressões que ajudam o autor da resenha a manifestar sua opinião sobre a obra e a justificá-la. A justificativa vem indicada a partir de uma conjunção explicativa "because of".

Agora que você já tem um modelo de resenha, procure escrever sobre os livros que você já leu.

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