Proporção áurea - Número "escondido" na natureza
Maria Ângela de Camargo, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
É costume que se chame o número = 1,618... = de número de ouro ou razão áurea, por representar o proporção áurea, ou a divina proporção
Considere um retângulo de dimensão a e b, sendo a > b e tais que, subtraindo-se um quadrado do seu comprimento, reste um retângulo semelhante ao primeiro, conforme se vê abaixo:
Este é o chamado retângulo áureo, figura de grande apelo estético e forma das mais utilizadas na arquitetura clássica e moderna (o Partenon, em Atenas, por exemplo, tem as dimensões frontais do retângulo áureo).
Da semelhança entre os dois retângulos, decorre a equação: .
Exprimindo b em função de a, chegamos a: .
O segmento b é denominado segmento áureo de a. Em outras palavras: se um segmento tem comprimento a, o seu áureo tem comprimento .
Observando a base do retângulo maior:
Dizer que b = AD é o segmento áureo de a = AB equivale a dizer que C é um ponto do segmento AB tal que .
Também é comum dizer que o ponto D divide o segmento AB em média e extrema razão.
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Se a = 1, b =
Se b = 1, a =
Compare os dois últimos resultados: 1/ + 1 = .
Propriedades da proporção áurea
Esse número tem várias outras propriedades interessantíssimas:
a) Somar duas potências inteiras consecutivas de resulta na próxima potência de :
b) O mesmo acontece com potências de expoente inteiro negativo:
c) Por fim, a soma de todas as potências inteiras negativas de produz o próprio :
d) Para gerar em uma calculadora simples, siga os passos:
- insira 1
- inverta o resultado , e some 1
- inverta o resultado, e some 1
Continue o processo e o resultado convergirá para !
Essa é para você pensar: qual é a seqüência de passos dessa expressão que, surpreendentemente, também converge para ?
A divina proporção na arte e nas ciências Na natureza, a razão áurea parece orientar a posição das pétalas e sementes nas margaridas e girassóis, e a curvatura da concha do Náutilus. A divina proporção também foi encontrada na seqüência de Fibonacci.
Nas artes, retângulos áureos serviram de moldura para inúmeras obras, para artistas como Leonardo da Vinci e Albrecht Dührer. Para além da harmonia, a razão áurea era um ideal de perfeição.
Segundo o modelo do homem perfeito, impresso no Homem Vitruviano, de Da Vinci, as dimensões obedecem a divina proporção; o umbigo divide a altura do corpo humano em dois segmentos que estão na razão áurea.
O ombro divide a distância entre as extremidades dos dedos (braços abertos
perpendicularmente ao corpo) em dois segmentos que estão na mesma razão áurea.