Universidades de ponta em ciência e tecnologia levam estudantes ao país

  • Divulgação/Goethe-Institut

    Prefeitura de Weimar, cidade considerada patrimônio histórico pela Unesco

A Alemanha é um ótimo destino para quem pretende fazer graduação e pós-graduação em áreas de ciência, tecnologia e inovação e ainda tem esperança de fazer um estágio no próprio país.

Os brasileiros podem aproveitar cerca de 230 cooperações de institutos de ensino superior do Brasil e da Alemanha. Essas alianças são impulsionadas pela grande presença de capital alemão no Brasil. Em 2011, haviam aproximadamente 1.200 empresas instaladas no Brasil, segundo o consulado da Alemanha.

Na área de ciências exatas e engenharia, há bolsas do programa Ciências sem Fronteiras -projeto junto ao MCTI (Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação) e ao MEC (Ministério da Educação) que tem parceria com o Daad (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico). Há oportunidades para os níveis de graduação e pós-graduação, mais informações no site do Daad.

Em relação aos custos, é bom saber que a maioria das instituições de ensino superior alemãs são públicas e gratuitas -algumas cobram apenas uma taxa de matrícula que varia entre 150 euros* e 500 euros* por semestre.

Dentre elas, estão instituições como Universidade Georg-August de Göttingen, Universidade Ludwig-Maximilians de Munique e Universidade de Heidelberg, que costumam se posicionar entre as melhores nos ranking internacionais. Entre as privadas, as mais renomadas são a Hertie School of Governance, em Berlim, a Bucerius Law School, de Hamburgo, e a Jakobs University Bremen, em Bremen. Aí, o custo por semestre fica entre 1.800 euros* e 4.700 euros*.

OPINIÃO DE QUEM JÁ FOI

Arquivo pessoal
Fui para a Alemanha com um conhecimento muito básico do idioma. Estava começando a formular sentenças e conjugar os verbos quando viajei. Em quatro semanas, aprendi mais do que imaginava. No último dia no país, peguei um táxi para o aeroporto e o taxista não falava inglês. Consegui conversar, fazer perguntas e compreender muito do que ele disse.

Luciana Marganelli Esberard estudou alemão em Berlim

Para entrar em uma universidade alemã, é exigido do estudante estrangeiro um certificado de proficiência. Os testes mais comuns são o TestDaF e o DSH.

Exigências

Quem quiser ingressar na graduação alemã, sem passar por faculdade brasileira, terá de fazer um ano de curso preparatório. Chamado de "Studienkolleg", o curso tem o objetivo de ensinar o idioma oficial e de complementar a formação do estrangeiro de acordo com o currículo alemão.

Quem já está estudando em uma universidade no Brasil e deseja terminar sua graduação na Alemanha deve ter concluído pelo menos dois anos de seu curso.

Após concluírem os estudos, brasileiros e outros estrangeiros podem prolongar a estadia por até um ano para fazer um estágio em sua área profissional.

Quem escolhe a Alemanha para fazer graduação ou pós, não precisa viver necessariamente em uma grande metrópole. No total, há 170 cidades universitárias. Praticamente todo munícipio de médio porte conta com um campus e oferece cursos de alta qualidade.

Para aprender alemão

A Alemanha também atrai interessados em melhorar o domínio do idioma local. O curso de quatro semanas custa, em média, US$ 2.000*, com acomodação em quarto individual em casa de família, jantar e café da manhã, segundo Fred Tiba, da Belta (associação brasileira de agências de intercâmbio).

Para esse tipo de curso, há ainda a opção de "au pair" (jovens que residem em casas de famílias em troca de pequenos serviços na casa).

Ampliar

Alemanha12 fotos

3 / 12
O castelo Neuschwanstein, que parece ter saído de um conto de fadas,está localizado na região sul da Alemanha, a Bavária. Foi construído pelo Rei Ludwig 2º no século 19 em uma colina VEJA MAIS > Imagem: Divulgação

Em inglês

Para aqueles que não são fluentes em alemão, há mais de 80 programas internacionais de pós-graduação espalhados em universidades de todo o país oferecidos em inglês, são cursos de engenharia, economia, ciências exatas e naturais. Para ser aceito, é preciso comprovar a fluência com um certificado do Toefl ou Ielts.

  • Comente

    Avatar

    Sair

    110

    Compartilhar

    Filtrar:

UOL Cursos Online

Todos os cursos