Esportes e contato com a natureza levam estudantes à Nova Zelândia
-
Lauren King aprecia a vista da trilha Routeburn, na Nova Zelândia
Aprender inglês em cidades paradisíacas, de preferência praticando algum esporte, como surfe, rafting, esqui ou iatismo. Esse costuma ser o objetivo dos estudantes que procuram a Nova Zelândia como destino para seu intercâmbio.
Apesar de a maioria dos brasileiros procurar o país em busca de cursos de idioma, nota-se um número crescente de pessoas escolhendo a Nova Zelândia, situada na Oceania, para estudar parte do ensino médio (high school).
Esse tipo de curso pode ser encontrado com facilidade nas cidades da ilha do sul, como Christchurch e Nelson. Ambas também atendem ao público que procura oportunidades no ensino superior.
Para se ter uma ideia, em valores de julho de 2012, um semestre letivo, com acomodação em casa de família, três refeições e outros serviços de suporte da agência, custa cerca de 15 mil dólares neozelandeses* (US$ 12 mil), segundo a agência de intercâmbio STB.
Curso superior
Em Christchurch, também estão instaladas duas universidades (Canterbury e Lincoln University) e um instituto politécnico (Christchurch Polytechnic). Em Nelson, está situado o instituto de tecnologia de Nelson Marlborough.
Respeitadas internacionalmente por seu desempenho acadêmico e de pesquisa, as oito universidades federais neozelandesas oferecem cursos de graduação e pós-graduação nas mais variadas áreas do conhecimento. As áreas que mais se destacam no país são agronomia, agricultura, medicina veterinária, ciências ambientais e turismo.
Para pesquisar preços e instituições de ensino dos mais diversos níveis, recomenda-se o serviço New Zealand Educated, site oficial do governo neozelandês que mapeia cursos de todos os níveis de ensino, da educação básica à pós-graduação.
A cidade mais procurada pelos estudantes é Auckland, a maior do país, situada na ilha do extremo norte. É conhecida como capital mundial da vela, devido ao grande número de veleiros e à popularidade do iatismo.
Para os mais tranquilos, a cidade oferece todas as diversões de uma metrópole além de vários parques, muitos deles construídos perto dos vulcões extintos. A vista de todos eles são lindas, com cenários como o mar da Tasmânia, a oeste, e o oceano Pacífico, a leste.
Também no norte da Nova Zelândia ficam a capital, Wellington, e as cidades Tauranga e Wanganui, locais de lindas praias e clima agradável onde também se encontra escolas de inglês.