Topo

Com medo do vestibular? Veja dicas do que fazer no dia da prova

Do UOL, em São Paulo

25/11/2016 12h00

Medo, ansiedade, nervosismo e até o famoso "frio na barriga". A essa altura do campeonato, você já deve ter passado por uma montanha russa de emoções. Em todo o caso, o importante agora é manter a calma, caro vestibulando! 

Alguns cuidados no dia da prova podem ajudar você a encarar esse momento com mais segurança e tranquilidade, o que pode ajudar bastante no seu desempenho. Por isso, o UOL separou algumas dicas para você!

  • Reprodução

    Tome um café da manhã balanceado

    Nada de comer besteiras bem no dia da prova! Não dá para correr o risco de ficar com dor de barriga na "hora H", não é? Durante o café da manhã, aposte em frutas, cereais ou pão integral.

    E lembre-se: ao mesmo tempo em que não dá para fazer a prova de estômago vazio, comer demais também é ruim porque pode deixar você com sono. Por isso, capriche em uma alimentação bem balanceada!

  • Reprodução

    Não se esqueça de separar documentos e canetas

    Ter um documento de identificação em mãos é mais do que fundamental, pois sem ele você não poderá fazer a prova. Leia com cuidado o edital e veja quais documentos serão aceitos no dia do vestibular: em geral, o mais comum é o RG.

    Além disso, você vai precisar de uma caneta para preencher o gabarito. Alguns vestibulares aceitam APENAS canetas esferográficas pretas. Outros, aceitam as azuis. Consulte o edital para saber qual delas levar.

  • Reprodução

    Leve um lanchinho e uma garrafa de água

    O vestibular é uma prova que exige muito do cérebro e do corpo. Para repor essa energia, você pode fazer um lanche leve durante a prova. Um sanduíche de pão integral com presunto ou peito de peru, por exemplo, é uma boa dica: assim, você terá carboidrato e proteína de uma vez só.

    Beber água também é fundamental. A desidratação pode ser sua pior inimiga nesse processo, já que ela causa fadiga, sonolência e diminui o rendimento mental. A dica é ir tomando aos poucos, para não precisar ir ao banheiro várias vezes.

  • Reprodução

    Chegue com no mínimo uma hora de antecedência

    Fique esperto para o horário de fechamento dos portões! O recomendado é chegar ao local de prova com pelo menos uma hora de antecedência. Assim, você evita o estresse de possíveis imprevistos, como trânsito, problemas com o transporte público, entre outros.

  • Reprodução

    Se ficar nervoso, respire fundo!

    Muita calma nessa hora. Apesar de o vestibular ser uma prova importante, lembre que sua vida não depende só disso. Deu branco? Parta para outras questões e depois volte para aquelas que achou mais difíceis. Respire fundo e relaxe!

  • Confie em você mesmo

    Evite ficar se comparando aos outros candidatos: cada pessoa tem um ritmo e uma maneira de resolver a prova. E, mesmo se achar que o exame está difícil, não desanime! Confie na preparação que você teve e na sua capacidade em conseguir um bom resultado.

Mais Educação