Topo

Sebrae encerra domingo as inscrições para "gestão virtual"

10/07/2002 16h47

Da Redação
Em São Paulo

Terminam no próximo domingo (14/07) as inscrições para participar de uma experiência virtual de administração de empresa.

Trata-se do 3º Desafio Sebrae - uma olimpíada por computador dirigida a estudantes universitários com a simulação do funcionamento de uma empresa.

Com vagas limitadas, a competição tem a meta de envolver 50 mil concorrentes. Segundo o Sebrae, em alguns Estados, a meta de inscrições foi ultrapassada.

As inscrições devem ser feitas pelo site do Sebrea.

Para participar, é preciso ser estudante de ensino superior de graduação, de qualquer faculdade credenciada pelo Ministério da Educação. Os vencedores vão ganhar computadores e viagens ao pólo da indústria eletrônica localizado no Vale do Silício, nos Estados Unidos.

Como funciona

O novo jogo vai simular a administração de uma fábrica de perfumes feitos com essências amazônicas, baseada na franquia paraense Chamma da Amazônia. Essa franquia foi desenvolvida em uma incubadora de empresas montada na Universidade Federal do Pará com o apoio do Sebrae.

Embora a gerência da empresa seja uma simulação, a adrenalina é real. O objetivo é oferecer ao universitário a oportunidade de uma experiência como gestor de uma indústria. Cada tomada de decisão vale pontos. Quanto mais acertada for a decisão na gerência dos negócios, o candidato terá mais chances de ganhar a competição.

Baseado nos modelos de business game, o jogo exige postura empresarial do participante. O estudante se esforça para decidir o preço dos produtos, comprar matéria-prima, fazer controle de estoque e investir em publicidade. Tudo no tempo certo. Afinal, a vida empresarial exige decisões rápidas e eficazes.

A versão 2002 do jogo tem boas novidades. Além de triplicar o número de participantes, com relação ao ano anterior, passando para 50 mil vagas, a nova versão vai permitir finais estaduais.

Prêmios

A premiação acontece em três fases. Na fase estadual, 27 equipes recebem como prêmio o direito de realizar um curso do Sebrae. Na fase semi-final nacional, as oito equipes classificadas são premiadas com um computador para cada membro da equipe. E ao fim da fase final nacional, cada integrante da equipe vencedora terá direito a uma viagem de estudo, com duração de dez dias, para o Vale do Silício, Califórnia/EUA.

O jogo foi desenvolvido pelo Sebrae e executado pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Representa um instrumento para estimular o interesse dos estudantes à abertura de novos negócios. É a resposta do Sebrae a uma tendência empreendedora da maioria dos brasileiros. Afinal, o Brasil é o quinto país com mais empreendedores, ou seja, gente disposta a abrir negócios. De cada sete brasileiros, um tem empresa, segundo pesquisa da Global Interprise Monitor, entidade internacional especializada em pesquisas sobre o assunto.

O Desafio Sebrae é um projeto desenvolvido pelo Sebrae com o patrocínio do Banco do Brasil, da Financiadora Nacional de Projetos (FINEP) e da Intel Informática.