Topo

Capes abre inscrições para programa de bolsas Brasil-Espanha

Da Redação<br><br/> Em São Paulo

06/04/2004 15h55

Estão abertas até 30 de maio as inscrições para interessados em participar de um programa conjunto entre o MECD (Ministério da Educação, Cultura e Desporto) da Espanha, por meio da Direção Geral de Universidades, e o MEC (Ministério da Educação) do Brasil, por meio da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

O programa tem por objetivo apoiar projetos conjuntos de pesquisa e cooperação científica de instituições de ensino superior brasileiras e espanholas que promovam a formação em nível de pós-graduação e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores. A duração dos projetos deve ser de dois anos, prorrogáveis por mais dois.

Os integrantes das equipes brasileiras que tiverem projetos selecionados poderão ser beneficiados com bolsa de estudo de doutorado sanduíche - que permite que o doutorando faça parte do curso em outro país - e de pós-doutorado.

Além da participação em missões de trabalho na Espanha, subsidiadas com passagens áreas internacionais, eles receberão verbas de custeio de atividades correntes até o valor máximo de R$ 5 mil, e diárias, nos termos das normas vigentes da Capes.

O início das atividades dos projetos e a liberação dos recursos estão previstos para janeiro de 2005. Mais informações sobre o programa de bolsas podem ser obtidas no site da Capes, no item Cooperação Internacional/Acordos.

Com informações do MEC