Itamaraty oferece bolsas de estudo para afrodescendentes
Estão abertas as inscrições de um concurso que vai distribuir 30 bolsas de estudos para afrodescendentes que desejam prestar o concurso para ingresso na carreira de diplomata, promovido todos os anos pelo Ministério de Relações Exteriores. O concurso é organizado pelo Cespe (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos) da Universidade de Brasília.
O objetivo do programa Bolsas-Prêmio de Vocação para a diplomacia é equilibrar as oportunidades de acesso ao Instituto Rio Branco, responsável pela formação dos diplomatas, e promover a diversidade étnica no corpo diplomático brasileiro. A bolsa tem o valor total de R$ 25 mil, que serão divididos em parcelas mensais de R$ 2.500 entre agosto de 2004 e maio de 2005. O dinheiro deverá ser gasto na compra de material bibliográfico e no pagamento de cursos e professores que preparem os candidatos para o concurso. Os bolsistas deverão prestar o primeiro concurso de ingresso para a carreira de diplomata convocado em 2005. O programa é administrado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)
Os candidatos serão submetidos, no dia 6 de junho de 2004, a provas objetivas de língua portuguesa e língua inglesa e, no dia 26 de junho, a uma prova de redação, também nos dois idiomas. O processo seletivo também prevê uma entrevista com os candidatos, de caráter eliminatório e classificatório.
As inscrições podem ser feitas exclusivamente pelos Correios, até o dia 30 de abril de 2004. O candidato deve enviar cópias de vários documentos, pedido de inscrição e um plano de estudos e de utilização de recursos da bolsa para o "Programa de Ação Afirmativa -Bolsas Prêmio de Vocação para a Diplomacia", Centro de Seleção e de Promoção de Eventos, Campus Universitário Darcy Ribeiro, caixa postal 04521, Asa Norte, Brasília-DF, CEP 70919-970.
As informações foram fornecidas pelo Cespe (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos) da Universidade de Brasília. É recomendável confirmar datas e horários para se prevenir de alterações posteriores à publicação deste texto. Outros dados podem ser obtidos no site da instituição.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.