Topo

MEC anuncia investimentos em educação indígena para 2004

Da Redação<br><br/> Em São Paulo

19/04/2004 16h29

Na semana em que se comemora o Dia do Índio, o Ministério da Educação anuncia que a educação indígena passará a receber maior atenção do Governo. Com oito grandes projetos previstos para serem implementados em 2004 e um orçamento de R$ 1,9 milhão, a Coordenação Geral de Educação Escolar Indígena passa a integrar a Secad (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade) do MEC, que dará maior destaque à formulação das políticas educacionais específicas.

O apoio à formação de professores indígenas, a produção de materiais didáticos específicos e em línguas indígenas e a expansão do atendimento dos ensinos médio e fundamental em terras indígenas são alguns dos principais projetos para este ano. Entre as prioridades para a área estão, ainda, a promoção do Controle Social Indígena, o apoio financeiro à construção, ampliação ou reforma das escolas, a educação escolar em conformidade com a territorialidade, o apoio técnico e político-pedagógico aos sistemas de ensino e a divulgação das culturas e da educação escolar indígenas.

Nesta segunda e terça-feira (19 e 20/4), o diretor de Educação para a Diversidade e Cidadania, Armênio Bello Schmidt, e o coordenador de Educação Indígena, Kleber Matos, visitam a terra indígena Xerente, no estado de Tocantins e conversam com a secretária estadual de Educação, Maria Auxiliadora Seabra Rezende, sobre os recursos e políticas da educação escolar indígena para a região.

Com informações do MEC