Topo

Prazo para estrangeiros se inscreverem para bolsas no Brasil termina dia 30

Da Redação<br>Em São Paulo

15/06/2004 13h26

Termina no próximo dia 30 de junho as inscrições para bolsas de mestrado e doutorado no Brasil para estudantes estrangeiros dos 48 países com os quais mantém Acordo de Cooperação Cultural ou Educacional.

As bolsas são oferecidas em todas as áreas de conhecimento, por programas de pós-graduação que emitam diplomas de validade nacional. O objetivo é promover a qualificação de pessoal de nível superior dos países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos de cooperação cultural ou educacional. O programa funciona desde 1981 e já formou 1.172 mestres e 300 doutores.

A condição para ingressar no programa é que os candidatos não sejam cidadãos brasileiros, ainda que binacionais, nem tenham visto permanente no Brasil. A apresentação do Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros) que comprove a fluência na língua portuguesa é obrigatória.

O PEC-PG (Programa Estudante-Convênio de Pós-Graduação) é resultado de uma cooperação, assinada em 1983, entre o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) do Ministério da Educação e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

O edital, a lista de países e o manual de inscrição podem ser acessados no site www.capes.gov.br. O candidato tem acesso aos dados por meio do aplicativo Oportunidades.

Documentos
Os candidatos têm que preencher os formulários constantes do manual, apresentar um plano de trabalho escrito em língua portuguesa e uma carta de aceitação emitida por instituição brasileira reconhecida pela Capes. Toda a documentação deve ser entregue pessoalmente, ou pelos Correios, na Embaixada do Brasil no país do candidato. Será levado em consideração o caráter técnico-científico do trabalho proposto, além da qualificação do candidato.

Os benefícios do programa são: bolsa de valor igual à do estudante brasileiro de pós-graduação no Brasil, isenção de taxas escolares e passagem aérea de retorno ao país. Não estão incluídos traslados e hospedagem ao bolsista selecionado. As bolsas de mestrado terão duração de 24 meses e as de doutorado, 48 meses.

A seleção final será feita até o final de outubro por consultores da Capes e do CNPq, e o resultado anunciado no dia 30 de novembro. O candidato selecionado será informado por via diplomática, pela Embaixada brasileira em seu país de origem, e pela página da Capes na Internet. As atividades acadêmicas iniciam-se em março de 2005.

Termina no próximo dia 30/6 o período de inscrições para estrangeiros interessados em fazer mestrado e doutorado no Brasil pelo PEC-PG (Convêncio de Pós-Graduação) para concorrer a bolsas de estudo. As inscrições devem ser feitas nas embaixadas do Brasil nos países de origem dos candidatos.

As informações são da Agência Brasil